NMM-TV Brasil: A Renascença do Catolicismo Político

Padrão

Apesar das tranqueiras videográficas nesse filminho, estou completamente sério: Depois da revolução da direita religiosa nos EUA sob o Bux, ficou notável como a direita religiosa começeu a crescer do novo na América Latina.

Atualização, 5 de março de 2010: Nossa, nunca pensei quer esse poste de tres anos atrás teria tamanha repercussão (relativa ao meu punhado modesto de leitores).

Nem cheguei a legendar o filme, como eu pretendia e como fazia na época. Nem sei mais o que eu quis comentar nos clipes selecionados.

A esquerda católica, alguns exemplos mostrados aqui, para mim é coisa inédita, porque nos Estados Unidos nos últimos anos a direita religiosa é muito mais organizada, melhor financiada, e onipresente.

Por exemplo: A gente tem o jornal The Washington Times, no qual o autodeclarado messias Sun Myung Moon investiu, segundo relatos, quase $1 bilhão.

Numa armação esquisita, alguns anos atrás, congressistas que beneficiavam das doações políticas da Igreja da Unificação chegaram a um cocktail com o messias e sua mulher.

Foram induzidos a colocar uma coroa na cabeça de Moon. Depois, surgiu uma onda de propaganda destacando as imagens e dizendo que até o Congresso dos EUA reconhecia o Moon como Senhor do Universo.

Isso realmente aconteceu.

Fonte: Salon.com

Recentemente, o jornal publicou um editorial contra o Opus Dei por ter anunciado que planejava homenagear uma jornalista reconhecidamente em favor do direito ao aborto.

O grupo da direita católica cancelou a homenagem a Cokie Roberts, âncora da rede pública de rádio, NPR, pressionado por causa do editorial.

Divulgação devida: Sou batizado na Comunhão Anglicana — matamos Thomas More, desculpem, eu teria sido contra — mas sou mais naquela escola de samba de “Ateus em favor de Jesus.”

As Beatitudes e o Sermão na Monte dizem tudo que é preciso saber, para mim.