Erramos: Diogo Não É Tal Mal Assim. Mas Diogo …

Padrão

Ainda bem que fiz a apuração.

Outra dia, eu estava mapeando a rede social de esse tal de Odemiro Fonseca, conselheiro fiscal do Instituto Millenium (acima, faz clique para ampliar).

Descobri as ligações do conselheiro com a OSCIP — ou organização 501(c)(3), o equivalente gringo — Atlas Economic Research Foundation, que parece ter ligações duradouras com o Instituto Liberal, parceiro do site OrdemLivre.org, onde os textos do conselheiro recebem destaque.

Fiz um whois — pesquisa no banco de dados de domínios na Internet — e descubri um tal de Diogo Costa, Webmaster, residente no capital federal de Washington, Distrito de Colómbia.

Depois, eu descubri o site de um projetor e realizador de sitios chamado de Diogo Costa.

Provisóriamente, pus o atalho ao sitio desse cara dentro da rede social do conselheiro.

Más para consolidar a informação, eu mandei e-mail ao propriétario do site perguntado se tratasse do residente em Washington.

Português de Portugal

Chegou a resposta do cara, bem-humorada: Não era com ele, mais fez google próprio e viu que tem um Diogo Costa que escreve do site OrdemLiberal.org.

Portanto, peço desculpas por ter identificado Diogo como Diogo.

Esse Diogo Costas ponto com nem brasileiro é.

Eu deveria ter feito uma pesquisa whois no domínio primeiro.

É portuguêx. Do Portugal.

No fundo ouvia-se melodias de fado.

Se tratava-se de um engano maquiavélico, bem, o enganador mostrou uma mestria de mesóclise diabólica no seu escrito em resposta.

Esse pacato português monta sitios bacanas para promover tênis e tal.

Nihil obstat. Nada contra. Um ganha-pão honesto.

A gente precisa de tênis. Tem estilhaços de vidro na gramada lá na praça.

Se as marcas de ténis em questão ofereçam condições de trabalho adequadas eu vou deixar com vocês. Assunto importante mais não é minha praia hoje em dia.

O Diogo 2.0: Tocador de BONGO?

Agora, esse outro Diogo que vive no coração das trevas da Rua K –quilómetro zero da indústria de lobby — só tem endereço de e-mail fornecido pelo hóspede do domínio, segundo o base de dados.

fd2a4d0bec24b3637cbff7b29b03de78-dc2754@contact.gandi.net

Isso seria fd2a4d0bec24b3637cbff7b29b03de78-dc2754 da Silva ou fd2a4d0bec24b3637cbff7b29b03de78-dc2754 Araújo de Almeida? Não pode tratar-se dos ilustres fd2a4d0bec24b3637cbff7b29b03de78-dc2754 de Recife, pode?

Vou escrever ao cara para perguntar onde trabalha, quem paga o salário dele, e coisa e tal.

Catilinária

O endereço que consta no base de dados — 1000 Massachussets Avenue NW, Washington, D.C., 20001 — também consta como o endereço do Cato Institute e o Institute for Political Economy (IPE). Isso segundo o Google Maps.

O primeiro do qual é doador de porte médio — tem orçamento de uns $3 milhões por ano — para causas políticas neoliberais no mundo inteiro. Durante os anos Bush, o barão de mídia Rupert Murdoch servia no Conselho Administrative do instituto.

É o que chamamos de BONGO: big international NGO, ou grande ONG internacional. (Isso não é justo. Sendo de porte médio, e especializando na promoção de comentaristas na grande mídia, pode-se ser chamado de um MONGO — media-organizing NGO, ou “ONG que pauta a mídia”).

Durante o governo Bush, houve suspeito dela ser também um GONGO — government-organized non-govermental organization, ou organização não-governmental organizada pelo governo.

Promove ceticismo sobre os efeitos deletérios de tabagismo e mudanças climáticas. Patrocinadores incluem R.J. Reynolds (cigarros) e o ExxonMobil, com ligações ao IPE, o Institute for Political Economy.

(Eu sempre achava que a politicização da economia era o pecado moral do regime soviético. Por isso a independência de bancos centrais, não é? Eu dormia muito durante aula de economia.)

Não confunde-se o segundo com o IPES dos anos 1960s.

Por enquanto.

O domínio do sitio do IPE é registrado a Asia Pacific Research Network — instituto de pesquisas fundado, e que ainda recebe apoio financeiro, da Atlas Economic Research Foundation.

Domain Name:POLITICALECONOMY.INFO
Created On:19-Oct-2006 07:08:55 UTC
Last Updated On:08-Jan-2010 13:18:19 UTC
Expiration Date:19-Oct-2010 07:08:55 UTC
Sponsoring Registrar:Network Solutions (R122-LRMS)
Status:CLIENT TRANSFER PROHIBITED
Registrant ID:25477648-NSI
Registrant Name:Asia Pacific Research Network
Registrant Organization:Asia Pacific Research Network
Registrant Street1:3/F SCC Building 4427 Int. Old
Registrant Street2:Mesa
Registrant Street3:
Registrant City:Manila
Registrant State/Province:
Registrant Postal Code:1016

O sitio do registrante, em chinês, fica num domínio esqusito: 92.192.200.10, sem mais informações do que fica hospedado na Alemanna.

Não consta o nome de nenhum das duas organizações principais no cadastro do site OrdemLivre.org, porém, na categoria de empresa ou organização.

É o que vivo dizendo: A expectativa nesses casos é sempre a da divulgação parcial, escondendo ligações institucionais receiosas de publicidade.

Resultado do contato

Por vir …

Atualizada, 18 de março de 2010: nada.

3 comentários sobre “Erramos: Diogo Não É Tal Mal Assim. Mas Diogo …

Os comentários estão desativados.