Observatório de Memes: «Neopetista»

Padrão

Têm um novo meme formando na mídia: o rótulo «neopetista».

Até agora só tem tres instâncias no noticiário, mais 65 citações na literatura de samizdat digital, segundo Google Blogsearch.

Eu apostaria que viŕá campanha.

Esses rápidos resultados de Google dá um índice de «multiplicação» — a estratégia professa da campanha MoblizaPSDB — de 21.666.

Um número sinistro, quase irracional.

So para lembrar:

MEME — termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros.

Presupõe um mundo em que ideias pensam cérebros e não o contrário.

Então, para rastrear esse meme, eu vou estabelecer um Google News Alert para a frase e anotar os blogs que foram o primeiros a divulgá-la.

Parece que surgiu primeiro numa matéria na revista Época— não, não, foi IstoÉ — «Sarney: O Neopetista»

Tem uma nota definindo o termo de 2006.

Também tem nota da mesma época em que Aze(ve(ja(do) chama Claudio Lembo (DEM-PFL) de «neopetista». Preciso debruçar sobre o assunto quando der tempo.

Em fim: os divulgadores formam uma rede entre si ou trata-se aqui de um neologismo espontâneo, surgindo como se fosse a obra de uma, não sei — mão invísivel, digamos?

Donde veio a palavra?

Erat in principio apud Deus?

Fora Neo, o Matrix Tá Na Moda

Em geral, aproveitando as conotações negativas do prefixo «neo-», segundo alguma pesquisa de mercado ou outra — neoliberal, neoconservador, neoudenista — a campanha de mudança — com um candidato usado, isso não entendo — pretendem rotular a adversária de neo-qualquer coisa.Tudo bem, mas se você não é Neo, então você dever ser do Matrix, né?

Estou tentando imaginar as associações que terá pela juventude — da qual sou velho o suficiente para entender quase nada.

Com isso, pretendem deconstruir o mito mais poderoso do PT, aquele do «intelectual orgánico» gramsciano emergindo dos «raizes do caipim», do qual surigiria o modelo «comunitário» de organização do partido.

A campanha — a gente fala de «talking points» –resume-se assim:

  1. «O PT não é auténtico»
  2. «O PT não é sincero».

Também: a plástico, fantástica Dilma não é o bom e velho orgánico Lula.

Fica de olho para sinônimos e parafrases desses termos.

Ora, foi a Veja que, em uma edição que deve ter sido de 2004, 2005 — no ano em que peguei um ónibus para Salvador, lembro lendo o número no ónibus — divulgou um código para compradores da edição impressa poderem acessar o conteúdo online.

O código: NOVOLACERDA.

Nas suas ecoes culturais e históricas, a campanha recém-nascida também lembra o antigo preconceito contra os «cristãos novos» — os conversos da Peninsula Ibérica durante a Inquisição e Reconquista, autores anônimos ou pseudônimos de romances picarescos e emigrantes em massa.

Tal como nos EUA, quase todos os primeiros côlonos do Brasil eram hereges

Li uma vez em algum lugar uma história remarcavel sobre lugares no Ceará onde familias ainda comemoram o seder — sem entender as origens e contexto do ritual, e dizendo-se católicos que nem John F. Kennedy.

Mas de volta ao meme do dia — é não havera um novo meme do continuismo, aliás?

Do «Ze Pedágio» já cansei.

Notei o primeiro exemplo lendo o bom e velho DCI enquanto aguardava o doutor.

Resumo:

Sabatinado pela Commisssão de Assuntos Estrangeiros, Celso Amorim é chamado de «neopetista» por Tarso Jereissati — que tem o sangue do velho senador Carlos Ribeiro Jereissati, o partido do qual não consta na sua biografia na Tupipédia.

Não tem quase nenhumas informações no Google sobre o velho senador, aliás.

Curioso.

No portal da história de Ceara, um arquivo online, a primeira menção do nome Carlos Jereissati vem de 1952:

A Associação Comercial do Ceará fez realizar, às 17 horas, em sua sede social, no Palácio do Comércio, a eleição dos novos membros, ficando assim constituída: Presidente, Julio Rodrigues; Vice-Presidente, Diogo Vital de Siqueira; 1º Secretário, Laerte Fernandes; 2º Secretário, Adriano Caminha; 1º Tesoureiro, Márcio Gentil Porto; 2º Tesoureiro, Carlos Jereissati

1947:

Dia 16 de maio, fundada a Companhia Imobiliária e Agropecuária Jereissati

E finalmente, dia 9 de maio de 1963:

Morre, aos 46 anos de idade, no Rio de Janeiro, o comerciante e político Carlos Jereissati, maranhense de São Luís nascido a 02/12/1916. Era senador e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB.

Em qualquer caso, Celso Amorim explica que já trabalhou para cada governo desde Collor porque ele é burocrata de carreira.

O senador — o novo senador — parece sugerir que todos os servidores públicos do Estado permanente deveriam ser politicamente engajados.

O codígo do serviço público nos EUA proibe isso, entretanto, sob pena de demissão, durante o expediente ou utilizando recursos públicos.

Realmente, olhando de fora, eu acho o corpo de diplomatas profissionais do Brasil um motivo de orgulho nacional. Nossos embaixadores são todos idiotas doadores de campanha. Falando em oportunistas!

O Globo lança o epitéto  logo na lide:

No discurso da vitória, o neopetista e ex-ministro dos Esportes pelo PCdoB, que filiou-se ao PT no ano passado, falou da necessidade da união dos militantes …

O Estadâo completa:

Em nota oficial, divulgada no início desta tarde, a direção das três legendas classificou a homenagem da petista como “tardia e mal explicada”. “A homenagem a Tancredo Neves se reduz a uma encenação com as marcas inconfundíveis da impostura e do oportunismo, presentes em outras passagens da carreira da neopetista Dilma Rousseff“, afirma o texto.

Imagine o escândalo: Póliticos em campanha fazem gestos simbólicos cuidadosamente encenados!

Coisa que a aliança-mudança jamais faria.

Kassab and L'il Kassab, 2006 mayoral campaign

Segunda manchete: Cachorro morde homem!

É velha sabedoria entres os caciques do meu tribo  que uma notícia boa sempre tem um elemento de «homem morde cachorro», ou seja, algo imprevisível e fora do cotidiano.

Dilma, que cumpre ainda hoje agenda no Estado mineiro, depositou flores no túmulo de Tancredo e disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou “na prática” o sonho do mineiro, avô do governador Aécio Neves.

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do País. Nascida no Estado, Dilma fez carreira política no Rio Grande do Sul e tenta agora uma reaproximação com os mineiros.

.

Anúncios

2 comentários sobre “Observatório de Memes: «Neopetista»

  1. É, chamo isso do «open-source Bloomberg box» — versão código aberto dos terminais de Bloomber, Reuters, ou que seja, utilizados por pesquisadores e operadores do mercado.

Os comentários estão desativados.