ORVEX: O Vilarejo Potemkin Virtual

Padrão

ORVEX é uma organização de venezuelanos em exilio em Miami e fábrica de propaganda burra e barulhenta anti-Chávez.

Sem entrar nos méritos do governo bolivariano ou o Grande Falastrão — o que é assunto para venezuelano determinar por meio das urnas — o grau de inverdades brutas e cruas produzidas pela ONG me deixa tonto e atônito.

Sempre destaque sua própria reação emocional forte, para ganhar a simpatia do leitor.

Mentira. Na verdade não tenho essa emoção.

A emoção que tenho é «mais um me achando um otário. Vais se danar, sou de Brooklyn, já vi de tudo».

Um segmento de vídeo fornecido pelo grupo e apresentado pela rede RCTV uma vez, por exemplo, mostrou um estacionamento cheio de HMMVVs de luxo, com cartaz dizendo que tratava-se do estacionamento de um prédio do governo.

Apoiadores do governo mostraram, além da sombra de uma dúvida, que a foto foi tirado no estacionamento de um hotel de luxo em Beverly Hills, região sul do estado de California, onde rolava uma reunião de vendedores do vehículo.

O resto foi Photoshop dos mais crus.

O meme surgido de ORVEX que recebeu o maior destaque na mídia commercial foi a possibilidade — fraulenta, que eu saiba — de fraude nas urnas eletrônica venezeulanas.

Os pronunciamentos dessa franja são repercutidas bastante na mídia alternativa também — por exemplo, por Aluizio Amorim, aquele blogueiro que consta na blogosfera tanto do Instituto Millenium ora da ONG TERNUMA ora da Mídia Sem Máscara, de Olavo «O Virginiense» de Carvalho.

Amorim² — o primeiro sendo PHA, que pelo menos toma partido abertamente e assina embaixo — escreve:

O Presidente da Organização dos Venezuelanos Exilados (ORVEX), Elio Aponte, denuncia no site dessa organização sediada em Miami (EUA), a manobra do tirano Hugo Chávez destinada a dar o golpe de misericórdia na democracia venezuelana. A rigor, a Venezuela será idêntica a Cuba.

É importante que todos leiam com atenção a denúncia da ORVEX, principalmente os brasileiros que vivem neste momento a campanha eleitoral presidencial. Mais do que uma campanha eleitoral, será decidido o futuro político e institucional brasileiro. Como é sabido, Lula, Dilma e o PT são amigos íntimos de Hugo Chávez e Fidel Castro. E não tenham dúvida, votar em candidatos do PT, especialmente na candidata de Lula, é transformar o Brasil numa nova república bolivariana.

Quando digo franja, tenho provas pela atribuição do adjetivo.

Cubestate, por exemplo, revela o verdadeiro tamanho e influência desse projeto virtual, com estatística da semana passada.

Os anúncios patrocinado de Google no resultado são de Globovision e RCTV.

Quase ninguém leia com atenção.

A influência do blogueiro do Millenium-TERNUMA-MSM parece ser quase zero.

Após tanto tempo, multiplicação, fúria e barulho, o site vale nos arredores de quatro caixas de Monte Pascoal Belicosos, meu charuto baiano de estimação. Que não seria pouca coisa para mim — quatros semanas de alegria, digamos — mais não dá para pagar os honorários das agências de propaganda que fazem o trabalho criativo.

Ora, preciso de mais café. Continuo depois.

Oquéi, de volta. Quanto vale o IMIL.ORG.BR — ou é por kilo?

O campeão do mercado livre de idéias como o fundamento de modelos de negócios sustentáveis — do qual conceito eu não descordo — tem renda de 29% de um salário mínimo, no meu cálculo –até com sua sofisticada plataforma de mídia social.

O site do Cato Institute é mais valioso — renda quase dois salários mínimos americanos por dia. Dá para sustentar dois adolescentes trabalhando numa McDonald’s.

E o valor do blog de Diogo Chiuso — pseudônimo do Webmaster do Cato, Diogo Costa?

Provavelmente trata-se de uma exclusão dos tipos de robôs que tiram essas métricas.

Ainda assim, esses sites tem destaque desproporcional nos resultados de Google — privilégio pela qual é possível pagar.

O primeiro resultado da busca sobre Orvex, por exemplo, e o site http://orvex.org.p6.hostingprod.com:

Este domínio vale mais do que CATO.ORG. Além disso, o site DIOGOCHIUSO.COM é listado como «site de valor semelhante»:

Curiosamente, porém, Google só sabe de 84 sites direcionando o usuário para esse dóminio — o mesmo numero e os mesmos sites ligando para ORVEX.ORG. Acho que a maioria devem ser sites em português.

Ao site DIOGOCHIUSO.COM, porém, só duas ligações «indo» — apesar de eu ter feito várias referências sobre o site, e apesar de constar como um dos resultados com mais destaque na busca para ORVEX.

Após a conta de Twitter do cara e o próprio site, os primeiros resultados sobre o nome são:

«Diogo Chiuso deu de ombros». E basicamente uma piada subliterária admitindo que o cara é da Rede Atlas — como se não fosse mais que óbvio pelo conteúdo e por WHOIS.

Brincaderias sub-literárias de moleques arrogantes, como nosso redator de Wikipédia.

Se vocês gostaria ler uma sátira deliciosa sobre esse romance para adolescentes, sugiro o livro seguinte —  «esgoto, gás e luz, a trilogia de utilidades públicas»

Eu traduzo, livremene, o «blurb».

High above Manhattan android and human steelworkers are constructing a new Tower of Babel for billionaire Harry Gant, as a monument to humanity’s power to dream. In the festering sewers below a darker game is afoot: a Wall Street takeover artist has been murdered, and Gant’s crusading ex-wife, Joan Fine, has been hired to find out why. The year is 2023, and Ayn Rand has been resurrected and bottled in a hurricane lamp to serve as Joan’s assistant; an eco-terrorist named Philo Dufrense travels in a pink-and-green submarine designed by Howard Hughes

«No céus sobre Manhattan robôs e trabalhadores humanos estão construindo a nova Torre de Babel para o bilionário Harry Gant como um monumento ao poder humano de sonhar. No esgoto empodrecido embaixo da rua, outra jogada está acontecendo. Um banqueiro de Wall Street especializado na acquisição alavancada e hóstil de empresas é morto, e a ex-esposa de Gant, Joan Fine, agora detetive, é contrada para apurar o caso. O ano é 2023, e Ayn Rand tem sido resuscitado e a cabeça dela engarrafada para servir como assessor de Joan. Um ecoterrista chamado de Philo Dufrense navega os esgotoos num submarino cor-de-rosa e verde projetado por Howard Hughes. …»

Philo DuFrense é um trocadilho para «ele gosta de baderna».

Tem uma homenagem também ao romance V. de Thomas Pynchon, cujo antiherói, Benny Profane — uma homegagem a Herman Melville — chega a ser contratado para caçar jacarés albinos com escopeta nos esgotos de Nova York, onde frequenta os shows de um jazzista, McClintock Sphere, modelado em Dizzie Gillespie, Charlie Rouse, e principalmente Thelonius Monk.

Mais Valores de Redes

Para dar uma comparação, consideremos os domínios de GLOBO.COM e R7.COM, esse último da Rede Record.

Dá $ 11.515.970, ou R$20 milhões, de renda por ano só de anúncios Google nos sites.

A Record ganha uns R$745.000 por ano com o site. A rede — virtualmente, pelo menos — parece ser separada da Igreja Universal.

Faz sentido: GLOBO.COM hospeda 1.518 sites — entre eles grande numero de PONTO-ORGs — ASENNA.ORG e variações — e sites-campanhas  como VITIMADOSISTEMA.COM e VITIMASDOSISTEMA.COM.

A não falar em SEXOSOBMEDIDA.COM.BR. Ainda não consta GLOBO.GOV.BR, mais pode ver o que vale por tanto aqui.

Dentro do «mix» de MC Hélio hoje, por exemplo:

Filme sobre o velho espirita de Globo encima do livre sobre ele por um jornalista de Globo e produzido pelas Globo-Tabajara.

GLOBOSAT.COM hospeda mais 1.500 sites, alguns deles com domínio X.GLOBO.COM

Record tem quatro — o trâfego interno sendo um grande multiplicador de impressões de página.

Agora:

Resultado:

Putz, acho que a imagem é grande demais.

Anúncios