Formula Para Caos: A Pré-História da Reportajabaganda

Padrão

O historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira faz pesquisas nos arquivos de Itamaraty e o relatório da Comissão Church nos EUA para detalhar a operação clandestina que derrubou o governo de Allende no Chile.

Sobretudo, foi um esquema de reportajabaganda, com jornalistas locais e internacionais na folha de pagamentos da CIA. O maior beneficiado da esquema era o jornalão El Mercúrio, que continua hoje como o maior Jornal 2.0 do país.

É por isso, em parte, que eu falo da militarização da indústria de propaganda hoje em dia.

Não estou sozinho nisso. Melhores pesquisadores do que eu já chegaram à mesma conclusão. Eu só posso acrescentar novos casos do mesmo tipo.

O governo de Fujimori em Perú alvejava inimigos internos fazendo uso do mesmo mecanismo, a reportajabaganda, em escala industrial.

O autor do esquema, Vladimiro Montesinos, chefe do ABIN-SNI peruviano, documentou todos os acordos clandestinos com a mídia, e lançou os famosos «vladivídeos» após a prisão — levando à condenação de oito anos, por exemplo, de um dono de jornalais, TVs e rádios.

Ainda assim, um setor da mídia peruviana continua uma fábrica de escandalizaçãoes contra opositores do governo Garcia.

Apesar disso, o pais tem uma imprensa comercial sustentável sem este compromisso. Conseguiram, por exemplo, impedir uma manobra para nomear homens de Fujimori ao Tribunal Constitucional antes do processo do ex-presidente.

Fujimori — que chegou a ser condecorado por seu governo — foi condenado a 25 anos de reclusão em abril de 2009, uma sentença confirmada pelo TC.

(Com licença, agora só falta café ….)

Anúncios