No Rastro do Quasestado Digital: Os Exilados e a ABRANET

Padrão

Faço questão de catalogar sites no ecoistema de eAgora por causa de um palpite: O alinhamento ideológico entre institutos neoconservadores dos EUA e o Instituto Millenium é um reflexo da atividade da Jaspora brasileiro naquele país — o mais notável exilado de Lulândia sendo Olavo de Carvalho.

Tomem o caso da rede social fechada montada pela Odebrecht, por exemplo. Não podia ser mais explícito, apesar do fato de Odebrecht ser patrocinador não consta em lugar nenhum.

Mas que é o autor do projeto, é:

Hoje apresento várias observações feitas ontem e mapeadas, acima.

Os temas maiores são

  1. Domínios exilados e propaganda clandestina
  2. O mundo estranho de eAgora
  3. O quase-Estado e o lobby dos ISP
  4. A célula guerrilheira de Martha

Primeiro, gostaria de reiterar: a agência FBIZ está por trás o principal projeto do cibertucanato, MoblizaPSDB.

Mas cabe lembrar uma coisa aqui. Uma vez que estamos mapeando uma «organização em rede» — «networked organization», como dizem os professores de MBA na Harvard — a identificação agências isoladas não nos ajuda muito. O que é preciso e navegar até identificar as redes dentro de redes nas quais funcionam.

O caso de eAgora é, de fato, um bom exemplo de uma rede de agências terceiriazadas por outras agências terceirizadas … até chegarmos à Avenida Madison, Mecca da arquitetura modera.

O saguão do velho New York World — modelo pelo Daily Planet de Superhomem! — é um dos meus destinos turísticos na cidade quando índios tupis vem visitar.

Seis de um, um Dozen doutro

Segundo buscas WHOIS, o cerne do grupo eAgora — tanto na suas incarnações ORG quanto COM, uma vez que os servidores pontoorg hospedam sites comerciais de clientes ou clientes de clientes de clientes — é o seguinte:

  1. DOZEN eAgora
  2. SILICOM
  3. Studio12
  4. Management Resources Workgroup
  5. PressKit

Ainda estou apurando os clientes de Dozen, que parece ser a matriz do grupo, embora quem sabe?

Tem como cliente sua própria subsidiária, PressKit, parece. O contador do Fisco deveria ter xilique.

Não vou reproduzir a lista inteira, só anoto o trabalho da agência para uma campanha bem-sucedida de um vereador paleotucano de São Bernardo de Campo em 2008.

O site de Market Mídia, dita um cliente de Dozen, também reclama a vitória, sugerindo que a houve uma cadeia de tolos de agências entrecruzadas envolvida. Eis um exemplo do modelo utilizado pela «organização em rede» de Harvard.

A rede física de Market Mídia some no beco sem saída de GODADDY e aquela cadeias de servidores de procuração — «Onde está Maria? Pergunte a João. Onde está, João? Pergunte a Kleber …» — que desemboca em Virginia.

Com bastante garra, consigo saber que o dono da agência Midia Market é Talent Comunicação e Planejamento Ltda — um peso-pesado.

Seu chefe é diretor-executivo do Interactive Advertising Bureau Brasil.

Portanto, temos a revolução em cadeia, com dizem, seguinte:

  1. Interactive Advertising Bureau
  2. IAB Brasil
  3. Talent
  4. Midia Market
  5. Dozen eAgora
  6. Marta.com.br
  7. Oncovô Propaganda
  8. Sites de propaganda clandetina para clientes-diretorias de IAB

Cabe lembrar aqui que o IAB não é uma agência.

É um lobby representando um zaibatsu que controle 85% do mercado de propaganda multimídia nos EUA, chefiado por Microsoft.

Mas de volta agora à autoria confusa da vitória do vereador.

A agência EME nitidamente mora nos EUA, segundo o bom e velho ROBTEX.COM.

O servidor NRSERVER23.NET parece ser mais um avatardo THEPLANET.COM cadastrado com GODADDY para disfarçar o fato.

PressKit também e dito cliente de Dozen eAgora.

Os clientes de PressKit parecem ser principalmente outras agências de propaganda, com várias especialidades.

Destaco o cliente Grupo Pentágono, empresa de educação que beneficiou-se de um caso de calúnia tratado na seŕie O Caso Veja de Luis Nassif.

A revista divulgou uma longa carta da empresa emfatizando que o colégio Pentágono de São Paulo não é com eles e que seu currículo — utilizado em 118 colégios em Rio — afasta-se da indoutrinação maoista alegada na matéria da revista Reportajabagandasacanagens Somos Nós.

Sera que o Dozen foi atrás da campanha de desprestígio?

Martha My Dear de Novo (Mundo nos Trópicos)

Para completar essa estoria de ciberempresas mandado o conteúdo para o exterior que nem após o Confisco de Collor, basta acrescentar um caso que acrescenta dados a nosso análise da célula e aparelho de marketing guerrilha, Oncovô Propaganda em Práticae Martha Gabriel, uma figura central.

O site de Martha mora no THEPLANET.COM também, parece.

A agência do seu dito colega — o cara de FBIZ, que hospeda MOBLIZAPSDB.ORG.BR — hospeda um blog sobre meioambiente.

O autor é dono de uma empresas de, sei lá, consultoria em desenvolvimento sustentável, o site do qual … mora no THEPLANET.COM.

O Eixo eAgora-ABRANET

Vou deixar isso sem muito comentário. So observarei que o avatar de eAgora, MRW.COM.BR, vive num servidor o dono do qual é presidente de ABRANET … cujo site é hospedado pela empresa do seu presidente.

Próxima tarefa: Um análise da ecologial digital da ABRANET.

Até escrevi um macro para BASH para ajudar no análise!

O Efeito GOV.ORG.EDU.COM.BR.US

Este trecho da rede atravessada merece nota própria. Eu gostaria de fazer mais cruzamentos de dados sobre fundaçãoes apartidárias dos partidos políticos do anticontinuismo e voltar com resultados aprofundando no assunto.

Emora redireciona o usuário a um fofo de NING.COM., o domínio eAgora.org é cadastrado no nome do Instituto Democrata Social.

O responsável é o tesoureiro do IDS, Sérgio Duarte Benatti, dono de VALUATATION CONSULTORES & ASSOCIADOS LTDA de Brasília. O sócio dele, Francisco de Assis de Lima (franciscol@stf.gov.br), é assessor ao Ministro Eros Grau do STF.

Eu gostaria descobrir o papel do ínfame Knowtec de Arruda em tudo isso, também.

Hoje só isso tenho.

Anúncios