Visualizando a Câmara de Eco: Novas Molecagens de um Webjornalista

Padrão

Quantas novas molecagens posso praticar com o Site Explorer de Yahoo!?

Que eu saiba, é o único serviço grátis que permite ao usuário baixar os dados de uma busca para «inlinks» — laços externos enviando o navegante para determinado site. Tem limite de 1.000 laços, mas isso serve de uma amostra decente.

Os praticantes da grande arte de SEO — «otimização para motores de pesquisa» — utilizam esses dado para identificar possíveis aliados num esquema de intercâmbio de laços («link exchange»).  Laços provindo de sites com grande «autoridade» — número de laços apontando eles — é utilizado para calcular o peso e a prioridade de um site nos resultados de uma pesquisa.

As pessoas até chegam a comprar laços desse tipo de algum «fazenda de faça-click». É uma técnica do submundo de spam.

O que eu gostaria fazer é descubrir o grau de entrecruzamento entre vários núcleos de samizdat no eocosistema digital do Insituto Millenium.

Por exemplo, acima, em Meld, uma comparação entre laços chegando ao blog do Coronel (coturnonoturno.blogspot.com) e os Blogs pela Democracia (blogspelademocracia.blogspot.com).

Outro ferramenta parecido com GUI para o commando DIFF e Diffuse. Estou começando a aprender utilizá-la.

O que eu gostaria poder fazer — algo muito além do meu conhecimento limitado — é fazer uma diagrama Venn mostrado visualmente o grau de laços compartilhados.

Isso sem programação além de macros em BASH — me formei em poesia — o que faz uso de GNUPLOT e GRAPHVIZ difícil.

Deixa ver .. tem Ploticus também no repósitorio de Debian. O desafio é extrair os dados de um DIFF em formato útil para esse tipo de visualização.

O fluxo de trabalho seria

  1. calcular o DIFF de dois arquivos
  2. escrever o resultado a um arquivo de dados
  3. processar o arquivo para ser utilizado por Ploticus
  4. gerar o diagrama

Programas como Weka, R e Octave ainda estão fora do meu alcance.

Vai ver que é coisa tão simples que tem algum hacker de 15 anos fazendo exatamente isso sem pensar duas vezes.

Segunda Molecagem do Dia: WPP

Ando identificando os integrantes de WPP e seus sucursais no Brasil, entre os quais os peso-pesados Wunderman, Y&R, Ogilvy e J. Walter Thomson.

Examinando as redes físicas dessa organizaçãoes, estou compilando uma lista de agências no qual deveria-se ficar de olho — especialmente aquelas integrantes da rede IAB-Brasil.

Na rede de Y&R, por exemplo, descobri os seguintes sites com NS[1-4].YR.COM como DNS ou SOA — «source of authority», ou «fonte de autoridade».

  1. Digital Edge Brasil
  2. Dez Brasil
  3. Grupo Newcomm
  4. Media Edge Brasil
  5. Wunderman Brasil

JWT

Wunderman

Ogilvy

Y&R

Gray-G2

Anúncios