WHOIS do Dia: Quem São Bornhausen e Fabiano?

Padrão

Luis Nassif comenta uma notícia sobre uma suposta briga de marqueteiros dentro da campanha de anticontinuismo, do portal iG.

Os ataques partiram do Ruy Fabiano, contratado pelo PSDB para produzir papers para a campanha. Todo lixo que sai da campanha de Serra passa pelo presidente do partido Sérgio Guerra. É impressionante o nível de um sujeito como Guerra. Ao lado do ex-Graeff ele foi o responsável direto pelo “gentequemente”, é a interface do partido com o DEM de Paulinho Bornhausen, o responsável pela contratação de blogueiros especializados em sites apócrifos.

Opa, na verdade é uma matéria do Blog do Noblat. Essa coisa de autoria é meio complicado.

A conclusão parece um pouco precipitada, uma vez que o partido nega a relação com o webjornalista Ruy Fabiano.

Vamos ver o que podemos acresentar ao contexto da denúnca, utilizando ferramentas de análise de rede social. Em termos de identidade virtual gerenciada,

  1. Quem é Paulinho Bornhausen?
  2. Quem é Ruy Fabiano?

Podemos começar com a observação de que, enquanto Bornhause é um Você S/A — PAULOBORNHAUSEN.COM.BR — o jornalista integra o MSU, o «Movimento dos Sem-URL». São dois modos complementários de existência virtual.

Primeiro,

www.paulobornhausen.com.br is ranked #12006312 world wide as paulobornhausen.com.br and is hosted on a server in United States even though the hostname implies Brazil.

Segundo ROBTEX.COM, Paul Bornhausen S/A parece morar na FLORIPA.COM.BR, mas na verdade mora no 75.125.83.254@THEPLANET.COM.

O domínio é o endereço é um condomínio fechado onde moram

  1. XOIMPOSTO.COM.BR
  2. DEPUTADOJEAN.COM.BR
  3. DEMOCRATASSP.ORG.BR

A convivência fica ofuscada, porém: Os demos paulistas parecem mora no BIGHOST.COM.BR, grande prédio comercial com várias agências de publicidade, mais o arquivo A aponta no sentido de Houston.

Como o próximo passo, eu mandei SOCNETV infiltrar-se essa rede, anotando nomes e CPFs. Até agora voltou com:

Descubri o secreto de trabalhar com SOCNETV: paciência. Como o bicho-preguiça, é devagar mas sempre.

Entretanto, eu mando HARVESTMAN mata adentro da «ecologia digital» do deputado federal. Até agora:

Dez minutos depois, vemos

Novos e notáveis enlaços:

  1. O Globo
  2. Voluntários Online
  3. Via Media

( … processando …)

Inconclusões

Acabei fazendo outras coisas hoje.

Sobre Fabiano, o qual você sdeveriam saber basatn bemte, e amplamente divulgado, comecei com ABCPOLITIKO, revista online onde o jornalista consta no expediente.

Sobre Bornhausen II, descubri um baú de documentos e planilhas referindo-se a um Projeto eAgora.  Parece tratar-se de reuniões e apresentações de planejamento para uma campanha publicitária. Sobre isso, mais em seguida.

Acmiam: Reunião, «Projeto e Agora Brasil», 10/11/2009.

Anúncios