Dedurando Os Amigos de Dilma: Google Chamada às Falas

Padrão

Google informa ao TSE dados sobre registro de blog pró-Dilma, relato O Blogo.

Mais uma vez, o dono da rotogravura é responsibilizado pelo conteúdo do jornal por ela impressa. O Globo omite detalhes do trâmite da ação. Aposto que o reclamante original fosse algum hipocrite bloguer, mon frére mon semblable.

RIO – A Google Brasil apresentou nesta terça-feira ao ministro Henrique Neves do Tribunal Superior Eleitoral TSE informações sobre o site “Blog da Dilma” http://www.dilma13.blogspot.com, que faria propaganda eleitoral antecipada em favor da presidenciável petista, Dilma Rousseff.

Eu simplesmente não entendo isso — possivelmente porque estou lendo a cobertura do Globo. Vou buscar outras fontes.

Mas se eu, cidadão do Império, gostaria ver o libertário Ron Paul de Texas sair candidato à presidência em 2012 — ele tem posições com as quais concordo, de fato, e podia convidar o Dennis Kucinich como vice — eu podia dizer isso livremente em qualquer momento.

Ou que saia em 2016, adotando uma perspectiva de longo prazo. Não prometo que votaria nele, mas sou geralmente em favor de desafios ao duopólio partidário.

A Google informou que a página, na qual não se podem identificar os responsáveis por seu conteúdo, foi criada em novembro de 2008, mas para que possa remover conteúdo eleitoral de suas ferramentas, deve haver a apreciação prévia pelo poder Judiciário.Neves solicitou os dados depois que o Ministério Público Eleitoral MPE ajuizou ação cautelar contra a empresa .

Como já notei, os autores são todos pseudônimos como o Daniel Pearl — nome de guerra que lembra o do jornalista do Wall Street Journal covardamente assassinado por radicais islamistas.

Este tem um histórico esquisito na rede de todas as redes. Fico sabendo desse nome desde as últimas eleições, como, por exemplo, integrante de uma coletiva de blogueiros em exílio em Irlanda cuja lenda mambembe não se confirmou.

Utilizam materiais da campanha no visual do blog — a foto de Dilma na cabeçada ficou distorcida, indício de amadorismo no que diz respeito ao Photoshop — mas que eu saiba não tenham vínculos oficiais com a campanha da continuista.

Pedem doações, mas parece que é para manter o blog e não para encher os cofres do qualquer partido. Tem indicações de possível plágio e propaganda enganosa, eu diria.

Ainda assim, se eu fosse o outros partidos, eu entrava com um amicus curiae para dissuadir o TSE desse jogo o quanto antes. Se eu fosse o Time Ciberdilma, eu faria claro que o blog decerto não é dela, da autoria dela, como dá para entender do título da tralha.

Segundo o MPE, o blog apresenta várias matérias enaltecendo a candidata, inclusive, com pedido expresso de ajuda financeira. Na última quinta-feira, Dirceu Bezerra, de 51 anos, servidor do governo do Ceará confirmou que é o idealizador do site. Em sua defesa, a Google Brasil solicita que a ação seja extinta, pois cumpriu o que a ordem liminar determinou.

Confirmou a quem? O que disse? O que quer dizer «idealizador»? Que função tem no governo de El Cid? É de confiança ou um engrenagem de carreira na máquina?

Imagine: O anticontinuismo está gerando muito trâfego na Internet. Eu monto um blog enaltecendo o Careca de Mundancismo e peço doações. Apesar de nem ser eleitor brasileiro. Eu acho que tem pessoal com essa mentalidade, arreiando as paixões de um ano eleitoral para vender smartphones e anagariar fundos.

Ao Globo lhe falta um revisor acordado.

A Google é alvo ainda de outra ação do MPE que pede a suspensão do blog “amigosdopresientelula.blogspot.com“, que também promoveria Dilma.

Eu não sabia que Lula era presciente. Acho que o jornal queira dizer os amigos do Presidente com esse apelido, mas quem sabe? Talvez haverá um místico de Recife, xará do presidente federal, com amigos de péssima ortografia que gostam de blogar.

A empresa afirma que os próprios usuários de blogs escolhem o conteúdo a ser inserido nos espaços virtuais cedidos pela empresa, a quem não cabe, na qualidade de provedor de hospedagem, exercer o controle editorial prévio, nem assumir a responsabilidade pelo conteúdo das postagens de seus usuários.

Se fosse o caso com WordPress, eu não podia reclamar que não apoia o modo Turbo para Chrome ainda, talvez. Ou insultar a integridade de Diogo Mainardi, em português mambembe, sentado na minha sala em Brooklyn e escrevendo num site que mora no California.

Na verdade, gosto do serviço WordPress — se não gostasse, eu diria — e tomo inteiro responsibilidade pelo conteúdo dessa merda toda.

Aliás, não entendo porque, Turbo depende de Google Gears, que inexplicavelmente ainda não sai para o navegador Chrome.

Esse de um patrocínio por uma empresa chamada de Ideia Socioambiental parece ser uma novidade. Esta parece morar num condomínio vertical virtual de LocaWeb com endereço de 200.234.200.185, compartilhado com Madrugada News –ou seja, SP Agora, ou seja Box669.bluehost.com, nos EUA —  e monte de outros inquilinos.

Eu não votaria para um Top Blog que rotineiramente comete plágio, omitindo a fonte de matérias que simplesmente corta e cola.

O responsável no nome dessa tal de Insere Ltda é Ivo Lamartine Tozzi Marçal, diretor de MixTV e seu matriz, Mix Mídia Digital, desde 2006.

Seu currículo de LinkedIn tem lacuna de quase um década desde seu primeiro emprego após formar-se na FGV e Mackenzie, segundo o décano da qual a reeleição do Sapo Barbudo seriaum juizio divino dos pecados da oposição:

Lloyds TSB Bank plc
(Empresa pública; LLOY; Setor Bancos)
Janeiro de 1990 — Julho de 1997 (7 anos 7 meses)

Mas em qualquer caso, o incidente é um convite  a utilizar as ferramentas disponiveis para explorar o contexto do conteúdo polémico.

A primeira vista, as referências ao site e multiplicações do seu conteúdo  vêm em grande parte de nomes conhecidos do cibercontinuismo amador, como Cloaca News, o Idelber, um site pouco visitado dito de Delúbio Soares … Tsavvko, o Brasileiro Zangado, amigo daquele hoasqueiro da MiniCult que antigamente editava o caderno Brasil para Globo Voices Online, José Murilo Júnior.

Há agora um site PLANETADILMA.ORG — «mineirando informações» — um agregador algorítmico de #hashtags de Twitter e notas de blog, parece. Diz ter tido 77 visitas hoje e que sabe que sou um usuário de Linux e Chrome e NET Virtua. Mora nos EUA na rede de HOSTMONSTER.

Tem Braziu, feito por pessoas identificadas morando em China, França e os EUA.

Tenho preguiça de fazer esse trabalho hoje.

O que eu deveria fazer é uma exploração da Dilmasfera com WIRE, com estes sites como sementes. Daria então para cruzar dados com o Neoconservadosfera que estou explorando agora com uma aranhação funda e abrangente em escala industrial.

Se haver ligações entre os inquilinos do condomínio em que mora a Ideia Socioambiental, vou deixar como tarefa de casa para vocês.

