Factóides e Dadóides: Homenagem a César Maia

Padrão

Hoje, uma homenagem ao ex-blog do ex-prefeito da ex-Rio de Janeiro, César Maia!!!!!!!

Apenas omito a marca registrada do Dick Morris tropical — a metralhadora de pontos de exclamação — por este hábito SER CHATO DEMAIS!!!!!!

Após apresentar o factóide do dia e o dadóide do dia, passo a explorar alguns dadóides próprios sobre a blogosfera brasileira — «dadóides» por serem interessantes embora os produtos de uma amostra e um contexto insuficientemente definidos ainda.

Primeira, há um exemplo descarado de «notícias lite» hoje no jornalão com as pretensões mais sérias a ser considerado, ao lado do Valor, o principal jornal de «qualidade» no Brasil — o Estadão.

Um dos supostos agentes do Kremlin infiltrados nas esferas de poder dos EUA ganhou atenção especial em blogs, Facebook, Twitter e YouTube, e tornou-se, instantaneamente, uma celebridade. Trata-se de Anna Chapman, de 28 anos, uma morena de olhos verdes estonteantes que seduziria funcionários do governo e empresários americanos em busca “de seus segredos mais íntimos”, diz o “New York Post”. Segundo seu perfil no site de relacionamentos LinkedIn, a russa era proprietária de uma imobiliária. “Adoro compor equipes apaixonadas para trazer valor ao mercado!”, explica sobre seu trabalho. Ontem, perante um juiz, ela disse ser dona de uma empresa especializada em tecnologia e internet, Ela se instalou em Nova York em fevereiro, após ter deixado Moscou justamente depois de se divorciar.

Lembre-se da definição dada pelo SourceWatch: os elementos de «notícias lite», também conhecido de «infotenimento», são fofoca de celebridades, drama humana, e «advertorial» — propaganda fantasiada de reportagem.

Eu tenho proposto o termo «reportajabaganda» para traduzir nosso termo «advertorial», para Índio Tupy ler em sinais de fumaça.

O foco desse tipo de jornalismo é o caderno de tecnologia, onde qualquer reportagem sobre sérios avanços no mundo de tecnologia e pesquisa de ponta cedem espaço para factóides promovendo os templos globais de relacionamentos, os «latifúndios de faça-clique».

Esse gênero infecciona os demais cadernos na forma de «jornalismo de inovação», que resume-se em matérias com um forte ângulo destacando mídia social, como este, ou o número de peidos por dia de Steve Jobs no último ano, superimposto sobre fatos sérios.

O Estadão citando o New York Post é como um doutorando em filosofia de uma faculdade de elite citando as obras de Leo Strauss, Ayn Rand e o romancista barato de horror Steven King.

Dadóides: Eleitor Colombiano 2010

O candidato de continuismo acaba de vencer as eleições presidenciais no segundo torno em Colombia.

Um dadóide interessante: Apenas uma pesquisa de opinião previu a vitória contudente do candidato da U — de quase 70% — e isso só após uma reviravolta remarcável.

Deu na Wikipédia.

Todas as pesquisas citadas — Centro Nacional de Pesquisas, IPSOS, Gallup, Universidad de Medellín e Datexco — mostram resultados parecidos até o começo de junho: um empate técnico entre o continuista, Santos, e o mundancista, Mockus, nos arredores de 47% cada — erro de 22% em relação ao resultado empírico.

Apenas CNP acertou dentro da margem de erro na pesquisa de 3 de junho.

Ausentes da máteria de Wikipédia:  a baixa frequência às urnas de eleitores no primeiro turno, além de qualquer detalhe sobre a demografia do voto no segundo.

Várias reportagens de agências nacionais e internacionais relataram uma taxa de votação entre eleitores elegíveis de 40% no pleito congressional.

Também destacados entre os resultados de uma busca em Google News são análises explicando a baixa taxa de participação pelo Efeito Copa Mundial.

Cria-se um horizonte de baixas expectativas.

Também citadas, durante a contagem no segundo turno, são afirmações da campanha vitoriosa de que as FARC seriam um fator em certo dos departamentos citados. De novo, um horizonte de baixas expectativas é criado, e os 7,500 das FARC viram os legiões da Capeta.

Durante a votagem, no entanto, houve reportagens citando fontes oficiais sobre uma suposta reviravolta remarcável desse efeito, com alta taxa de participação — mas sém números firmes.

Está me custando achar fontes jornalísticas citando os números firmes e finais, até várias semanas após o pleito.

Se fosse o caso de uma participação comparável à do primeiro turno, os 70% do ganhador seria 70% dos 40%, ou 28% dos 100% eleitores elegíveis.

Ah, aqui, tem isso do Chicago Sun Times

Independent electoral observers said rebels burned ballots and disturbed voting in isolated municipalities in eight of Colomia’s 32 states.

Voter turnout was down an estimated 11 percent from the May 30 vote amid heavy rains across much of the country and the distraction of World Cup football, Colombia’s National Electoral Council reported.

Quer dizer que a frequência ás urnas foi de 29%, 70% do qual quer dizer que o continuismo recebeu a aval afirmativo de 20% dos eleitores capacitados.

O voto obrigatório: do ponto de vista da credibilidade de eleições em uma jovem democracia emergindo de um duradouro estado de exeção, não é uma ideia tal mal assim.

Outro factóide: um relatório pré-voto de observadores internacionais relatou casos de compra de voto em 6 dos 16 departamentos observados, e casos de coerção de voto — do qual o pais tem uma história.

Outro factóide: Um novo partido, composto de parentes e associados de milicianos presos dos AUC — os mesmos que andam denunciando integrantes da maioria uribista para parapolítica, ou voto-de-cabresto armado, fez 8 senadores.

Meus Dadóides Doidos

Ando lendo o trabalho de C. Castillo, et al., no sentido de medir a Internet ao nível de domínio nacionais, tal como .AR para Argentina.

Quais concluções gerais conseguem tirar destes dados, e como é que eu podia seguir o raciocínio deles, levando em conta nostra amostra ser propositalmente internacional?

Acima, uma versão mambembe para todos nós da famosa «power law», que mede — em termos leigos — a saúde de uma rede de redes em termos da taxa de crescismento do grau de interligação, dividada pela taxa de crescimento de novas páginas.

Um índice acima de 1 sugereria uma rede ativa, com bastante participação e uso, enquanto um figura embaixo de pode sugerir índices baixos de participação e o isolamento dos sites estudados.

O caso de um díario na rede — um blog, digamos, ou site de notícias — seria o melhor para observer o efeito em ação.

Acrescentando novas páginas, em ordem cronológica e sendo repercutidos e multiplicados por outros sites, um blog de sucesso — na definição de sucesso utilizado pela indústria do marketing de zumbido e motores de pesquisa — teria várias repercussões por cada nota, e assim a razão seria bem > 1.

O site PLANETADILMA.ORG talvez nos ofereça um caso que ilustra isso mais intuitivamente.

Uma amostra é tomada com SOCNETV no site http://www.planetadilma.org obre um perído de quatro horas, sem límites no número de sites externos a ser identificados ou o número de páginas a serem mineirado por laços HTML.

Apesar de apresentar vários componentes segundo o fator de «modularidade», a complexidade e denside de interligação dessa rede reside na estrutura interno do triángulo blog-Facebook-Twitter.

Basicamente, foi descubrida uma grande densidade de laços internos autoreferentes, além de atos sistemático de autorepercussão: a conta de Twitter ou Facebook do site divulgue cada nova postagem. A nuvem de tuiteiros asociados é bem pequena.

A soma IN + OUT — > 10.0 — dividida pela soma de nós foi muito alto em comparação com outros blogs de Blogspot que apresentam estratégias divergentes — inclusive a preferência para divulgação sobre a anonimato-pseudônomia.

O site apresentava poucos laços representando repercussões externas, que não sejam auto-repercussões, e também repercutia poucos sites únicos — a maioria destes artigos da grande imprensa e o DILMA13.BLOGSPOT.COM.

No momento da pesquisa, a última nota postada foi um release do grupo Folha-UOL, anunciando um debate online entres os presidenciáveis.

O release não foi atribuido à fonte, a fonte sendo descoberto por uma «busca-plágio» rotina: Escolhe um parágrafo do texto e pesquisa no Google para um texto textualmente idéntico.

O «boilerplate» — texto invariável de releases quando à descrição da empresa, como «UOL, o maior portal de informações de América Latina, e o grupo Folha, maior grupo de infotenimento e pesquisas e sondagens mambembes»  — fica meio óbvio até sem ajuda robótica.

Além de matérias na grande mídia, un punhado de outros blogs de Blogspot — na verdade, o domínio, cadastrado nos EUA, — foram repercutidos.

  1. DILMA13
  2. AMIGOSDOPRESIDENTELULA
  3. SARAIVA13

E um punhado de parecidos.

Os laços a estes blogs não forma reciprocados dentre da amostra de > 10.000 laços.

Em fim, um alto índice de autoreferência, com pouca diversidade nas fontes aparentemente externas utilizadas para auto-recomendação, e um baixo indíce de repercussões por outros autores, produz uma comunidade com pouco em comum com o resto da rede, e baixa autoridade no sentido técnico.

O site é organizado seguindo princípios básicos de otimização para motores de pesquisa, mais segundo contador próprio não ganhou além de 77 visitas durante o dia observado. Falta-lhe ainda a massa crítica desejada. Trata-se de de um esquema de SEO bem amador.

Talvez uma intimição pela Justiça Eleitoral o ajudaria.

Como já disse, oMoblizaPSDB também não empolga muito, embora faz tempo que eu tentei medir os fluxos de mulitiplicaçãoes visados pelo projeto.

Em contraste, a ecosistema digital da Juventude Democratas apresenta um bom fluxo de repercussões entre um galaxia de sites afiliadas organizada em várias camadas.

No fim, trata-se do mesmo equema de autopromoção na «câmara de eco», mas o volume aparente de atividade e o elenco parecem maiores.

Vamos fechar com um site de Blogspot que apresenta feições divergentes.

Diplomacia Pública foi escolhido por ter

  1. divulgação completa da identidade e curriculo do autor, que tem experiênca rica e variáda em propaganda institucional
  2. uma audiência significativa, segundo as repercussões que recebe segundo Yahoo! Site Explorer
  3. um conhecimento abrangente da comunidade de «public diplomacy» nos EUA

Eis um verdadeiro guardião de portal, um bem-sucedido e intelegente tradutor de conceitos e notícias para hispanofalantes trabalhando no mesmo ramo.

Nesse caso, o teor dos laços IN + OUT — também alto, com média de 11 — tem muito menos de laços internos e muito mais de laços externos.

Julgando pela exploração que eu fiz utilizando SOCNETV e Gephi, o blog é um ligador sistemático — importante para os fins de SEO — que inclui não somente laços a pessoas com que concorda mas também com quem descorda, deixando o rastro de um debate legítimo e rompendo o efeito «câmara de eco».

É um blog que eu marcaria para reler sempre. O cara escreve bem, tem compromisso com sua profissão, e apresenta fatos a mim inéditos.

Curiosamente, porém, logo após a visita do meu robô, o autor mudou a acessibilidade do blog: só convidados agora. Pena. Ia nominar o blogueiro — cujos detalhes me esqueci da anotar, poxa — um admirável internauta do dia.

[

Descobri o blog dentro do COMPONENT_MAIN_MAIN da minha útlima aranhação — que dizer, dentro do grupo de 845 sites alcançaveis pelos sites mais remotos do centro da estrutura, e de uma amostra total de 40.000 sites.

O proxímo amostra terá 500.000 sites, se bem que a NET não pife no meio da expedição em ciberlândia. A TV a cabo acaba de pifar, por exemplo, bem  na véspera de Brasil x Holanda.  Mais o dados TCP-IP continuam chegando ao roteador.

A NET me põe nervoso.

Estou me sentindo meio mal hoje.

Depois, uma observaçõe sobre as funções do MAIN-MAIN e o TÚNEL, que é um grupo muito interessante de 67 sites ligando as extremas fronteiras da rede dentro de dois graus de separação. Incluem

  1. http://www.prensaescrita.com
  2. connect.state.gov
  3. matchinggifts.com — doações filantrópicas pela rede
  4. portal.unesco.org
  5. maharatfoundation.org
  6. asiapacific.ifj.org
  7. noticias.terra.com.br
  8. wvrecord.com
  9. weblogtoolscollection.com
  10. freeminders.org
  11. brokenpromisesmovie.com — porque a ONU não tem jeito, com viés fortemente linha-dura israelense
  12. akronymcagear.com — lojinha da AYM de uma cidade de Ohio
  13. terrisfight.org
  14. oakgroveconservatives.com
  15. biblos.com
  16. scriptures.lds.org — doutrina da Igreja Mormon
  17. fbcal.com
  18. grants.gov — como receber verbas do governo para inicativos públicos-privados
  19. renotahoewordcamp.org — um de innúmeros sites sobre eventos de youth marketing do gênero “camp” e “campus party”
  20. andrewhalco.com
  21. rpp.com.pe
  22. oye.com
  23. noaa.gov
  24. carper.senate.gov
  25. codingclan.com
  26. southernafricatrust.org
  27. pub32.bravenet.com
  28. gn.apc.org
  29. carlyforca.com
  30. defenseofcapitalism.blogspot.com
  31. exploreseville.com — turismo, Espanha
  32. http://www.self-gov.org
  33. justf.org
  34. marylaine.com
  35. fmetu.org
  36. muslimmediaforum.org — com cara de fachada para responsáveis anônimos, compartilha o mesmo endereço IP com vários outros integrantes do grupo TUNNEL, no hóspede DREAMHOST.
  37. slwja.org
  38. lankanewsweb.com — Sri Lanka
  39. infolanka.com — Sri Lanka
  40. freemediasrilanka.org — projeto de desenvolvimento de “mídias livres” estilo PROMEDIA
  41. http://www.tni.org
  42. hepdata.com
  43. hepdevelopment.com
  44. tecno.elespectador.com — reportajabaganda para tecnologia de consumidor que nem no caderno LINK do Estadão, só que em espanhol e no jornal do dono da rede Caracol de rádios e TVs na Colômbia. Cliente de Innovation International Media Consulting.
  45. weblifellc.com
  46. cases.justia.com
  47. http://www.ge.com — General Electric, cuja fundação banca o Alliance for Youth Movements e Youth Action Net
  48. writteninc.blogspot.com
  49. capitalismmagazine.com
  50. http://www.hsbc.com — o banco global chinês
  51. famfamfam.com
  52. themesheaven.com — projetos gráficos para samizdat digital
  53. catskillmountainkeeper.org
  54. imagineomit.blogspot.com
  55. phillyburbs.com — guia urbano à periferia de Philadelphuia
  56. baquia.com
  57. njleg.state.nj.us — a justíca do estado de Nova Jersey
  58. bullandbearwise.com — blog de ações e a bolsa
  59. guetalisadc.blogspot.com
  60. guetalicomesa.blogspot.com
  61. afrigator.com
  62. edu.guim.blog.uol.com.br — nosso ilustre Edu Guimarães, antes de sair do latifúndio de UOL

Oh, I ain’t gonna work on Maggie’s farm no more ….

Em uma nota futura:grepagens tipo

grep foundation sites.csv > foundations.csv

Um grep interessante é

grep watch sites.csv > WATCH.csv

E aqui que descobrimos os modelos originais para vários projetos tupis, como Mídia Sem Máscara — apoio: Livraria Cultura — e o Observatório da Imprensa — apoio: Fundação Ford.