Deutsche Bank e Seu Outro Eu: Ensaio Sobre a Autoridade

Padrão

Estou quase chegando a uma mundança de rumo para este blog.

Tenho que ir trabalhar, vagabundo. Foi um pesadelo inesperado reestabelecer contanto de mensagem instanânea com colegas de Nova York, Londres, e Bangalore. O MSN não está accesível mais pelo cliente que eu sempre usava. Agora tenho Empathy, de Gnome, configurado para recuperar a lista dos meus velhos colegas. Como é bom conversar com Pete e Charlie em Nova York.

Já estou configurando meu robô para fazer uma exploração por fins lucrativos — dos investidores institucionais do e no Brasil, acima. Utilizou aranhações menores pela escolha de sementes da aranhação maior.

Um bom lugar para começar pode ser, por exemplo — além do ANBID, ANBIME, ANCOR, e ABIMEC — ACIONISTAS.COM.BR. Mando o robô fazer o censo enquanto fico trabalhando.

Entretanto, fiquei insatisfeito com meu ensaio do outro dia sobre o que quer dizer o cálculo HUB — «núcleo», digamos — e AUTORIDADE no análise de uma rede.

Resolvi achar o etudo orgiinal que definiu o algortimo HITS, que produz esses números. Foi muito bom, cheio de metáforas de futebel para todos nós. Vou postar.

Na seleção de Holanda dessa Copa passada, aquele careca foi a autoridade apontado por um núcleo de zagueiros. Sempre que queriam marcar gol no campo aberto, passavam a bola para ele após receber de outros jogadores.

Ou pense nisso: que é o melhor mestre de obras e reformas do bairro. Marcão, tudo mundo sabe disso. Se ainda não contratassem ele para uma obra, conhecem vários vizinhos que já contrataram-no.

Sites com alto valor de «núcleo» são os que levam mais diretamente às autoridades. São, segundo nosso autor, quase como os agentes de publicidade da autoridade.

Os «núcleos» ganham valor pelas ligações que tem como autoridades de segundo grau, referidos por «núcleos» próprios no diagrama de «núcleos e autoridades». Sônia já contratou Marcão para várias obras, e várias pessoas do Alto de Pinheiros já contrataram Sônia com arquieteta dessas obras.

A medida é iterativa, e projetada para detectar uma certa densidade social e interdependência entre o núcleo e a autoridade. Também, a relação núcleo-autoridade é transitiva e relativa .

Marcão pode estar muito ocupado, mas como autoridade ele tem o moral de recomendar algum colega confiável e competente para fazer um projeto.

É por isso que a interentidade que chamamos do Jornaleiro ou Bibliotecário — à direita no diagrama acima, tendo muito comum com muitos sites de spam — não tem peso real. Liga a toda que é autoridade, mais não recebe indicações de volta com uma autoridade sobre quem são as autoridades.

Um exemplo quase perfeito dessa dinámica é a relação do DeutscheBank com sua fundação filantrópica, a Sociedade Alfred Herrhausen. É uma relação, aliás, sobre a qual temos dados provindo da realidade, fazendo um papel significativo no complexo de campanhas de lobby sob estudo.

Acima, por exemplo, as rotas mais curtas entre OrdemLivre.org — sucursal do Instituto Cato no Brasil — e a Herrhausen, esta conectada por sua vez com projetos ligados ao Grupo LM.

Acima é a vizinhança do Herrhausen Society dentro de dois graus de separação, aplicando o algoritmo HITS e apresentando o peso do núcleos, em vermelho.

A partição segundo HITS cria uma divisão entre autoridades (amarelas), núcleos (vermelhos), e interentidades de terceiro grua que agregam valor aos núcleos.

Processando …

Uma coisa que eu sempre quero medir é o efeito da «plataforma social» sobre quem funciona como núcleo e quem figura como autoridade dentro de uma rede.