Esboço de um Capítulo Final: Faith Popcorn e a Resurreição de Leon Trotsky

Padrão

https://i0.wp.com/img.youtube.com/vi/5gDT1SZRFLc/0.jpg

Toda história demostra que, durante as primeiras etapas de um levante revolucionário, as massas virarão às organizações de massa na busca de uma solução para seus problemas — especialmente a juventude, principiante no palco político. A experiência de muitos paises mostra isso. –Problemas de Entrismo, do Debate «Open Turn», 1959

Deu no Wall Street Journal:

A uma hora da tarde no dia 7 de maio, o site PatientsLikeMe.com [pacientes como eu] notou atividade suspeita no foro “Humores.” Lá pessoas trocam histórias altamente íntimas sobre seus transtornos emocionais, desde transtornos bipolares até a compulsão de se ferir.

Foi um arrombamento. Um integrante novo do site, utilizando software sofisticado, estava “raspando” — ou seja, colando — cada mensagem enviada aos foros confidenciais do site.

O site consegui bloquear o entrista e identificá-lo: Foi o Nielsen Co., a empresa de pesquisas de Nova York. A empresa faz monitoramento do «zumbido» na rede sob encomenda para clientes que incluem grandes fabricantes de remédios. Estes compram dados recolhidos da rede na experança de ganhar perspectiva sobre como o consumidores enxergam seus produtos.

O mercado para dados íntimos de internautas está explodindo, e o metódo de “scraping” — raspagem, digamos — está na vanguarda. Empresas recolhem bate-papos e apanham informações pessoais das redes sociais, repositórios de currículos e foros onde pessoas são aptos a discutirem a vida.

O negócio emergente de dados “raspados” fornece matéria prima a uma economia de dados em franca expansão. Empresas de marketing gastaram $7.8 bilhões para dados em 2009, segundo a consultora Winterberry Group LLC.

Gastos em dados recolhidos da rede devem crescer 100% entre 2009 e 2012, de $410 mi a $840 mi.

Embora postava sob um pseudônimo, um dos participantes foi identificado por meio de um cruzamento de dados que levou ao blog pessoal dele.

É por isso que eu sempre minto nos formulários de cadastro, fora os sites onde disponibilizo meu currículo por fins profissionais, por exemplo.

Muitas vezes sou uma mulher afrodescendente nascida no dia 7 de dezembro de 1941, ou servidor dos correios nascido no dia 4 de julho de 1976, ou um menino mexicano nascido dia 11 de setembro de 2001.

Uma empresa chamada de PeekYou.com está tentando conseguir um patente sobre um algoritmo que cruza dados para descubrir o verdadeiro nome de covardanônimos, segundo a reportagem.

Fonte: W$J

Estou escrevendo esta nota numa sessão de Firefox com Google Sharing ativado, e fazendo minha leitura de costume num janela «incógnita» do Google Chrome.

Eu achava notável a matéria — parte de uma série de 7 reportagens sobre a «economia de dados», mostrando que a grande reportagem investigativa ainda não morreu dentro do W$J– tanto pelo caso que fornece do  «método Faith Popcorn» como pela conexão brasileira, uma vez que IBOPE-NetRatings faz parte do grupo Nielsen e o holding multinacional WPP.

O método «Fé Pipoca» não é nenhum neologismo meu, embora seja uma frase colorida. Constam no site da consultora vários exemplos da prática de «entrismo» deste tipo para perfilar consumidores e vender produtos.

Acima, a agência montou uma rede social de empreendedoras para o braço financeiro do grupo General Electric, sem divulgação do patrocínio.

Mandou agentes pagos a posarem como «gente que nem a gente», falando bem dos produtos financeiros do patrocinador.

Nielsen aproveitou o direito à resposta para dizer que entre maio desse ano e hoje, aquela divisão da empres deixou de praticar entrismo clandestino e «raspagem» robotizado.

A divisão de Nielsen que fez a raspagem do grupo agora vaz parte de um empreendimento conjunto com a consultora McKinsey & Co. chamado de NM Incite. As raizes do projeto remetem á uma empresa incorporada em 1997, Intelliseek, um dos serviços mais bem-sucedidos foi a raspagem de foros virtuais na busca de citações dos nomes e marcas da clientela. Em 2001, o fundo de capital de risco da C.I.A., In-Q-Tel Inc., juntou-se com outros investidores que investiram $8 milhões na empresa.

O NM Incite herdou o site BlogPulse, concorrente do Technorati na mineiragem de dados do mundo de samizdat digital — tipo uma bolsa de valores de «memes», ou tópicos de discussão. Se diz saber de 150 mihões de blogs.

A nova parceria — «no caos de notícias sociais, oportunidade» — divulgou uma nota em resposta à reportagem dizendo que não continuará a prática — mas não diz nada, que eu consiga ler, quando aos dados já recolhidos dessa maneira por uma ou outra parceira.

Também no DNA do novo empreendimento: Nielsen BuzzMetrics, dedicado ao monitoramento, medição — e até a instigação? — de «zumbido» sobre produtos e empresas.

Como não canso de mencionar, esse fenómeno vem de longa data.

Em 2006, por exemplo, o corretor de dados ChoicePoint consegui o banco de dados eleitoral de México — 65 milhões de fichas — subornando servidores públicos daquele país, que foram publicamente condenados por corrupção e traição. E levaram multas.

IBOPE foi contratado no mesmo ano eleitoral para monitorar «spots» — breves anúncios de rádio e TV — para assegurar o cumprimento das normas para publicidade eleitoral.

Fracassou, deixando milhares de «spots» depois declarados ilícitos pelo tribunal eleitoral federal entrarem no ar num bombardeio midiático que durou várias semanas.

Ainda assim, foi o Nielsen NetRatings que foi contratado pelo IFE, instuto federal eleitoral de México, para explicar anomalias estatísticas na contagem dos votos — um explicação sofisticada e astronomicmente improvável, envolvendo uma tal da Lei de Benson, que foi, no entanto, aceita pelo IFE e TRIFE no processo alegando fraude eleitoral.

Houve? Que houve, houve.

O mesmo banco de dados foi flagrado depois nas mãos de um dos partidos políticos na disputa — um crime — pela CNN en Español, com interface fornecido pela mesma empresa que contabilizou os votos.

A empresa, Hildebrando, contratada sem licitaçõ, é do cunhado do candidato daquele partido declarado vencedor por uma margem de menos que meio porcento.

https://i1.wp.com/i113.photobucket.com/albums/n216/cbrayton/julynotrandom.png

E deu que deu.

Acima, uma tela com logotipo do PAN e senha Hildebrand117, dando acesso aos dados eleitorais de Roberto Madrazo, candidato do PRI.

Foi uma demostração ao vivo com um computador da própria CNN.

Mas de volta ao entrismo trotkista nos foros de fé, vendendo pipoca in nomine patri et filii et espiritu sancti.

Em 2009, o FTC — agência reguladora de práticas empresariais — baixou uma norma obrigando entristas desse tipo a identificarem o fato de serem patrocinados.

O que cresce no lugar da prática, então, é  a minimização do patrocínio. «Sim, eu recibo para falar bem de Nokia ou a vódca Absolut, mas eu sinceramente gosto dela também!»

Salvo no Brasil, descrito aptamente por um comentarista ultimamente — me esqueço donde tirei isso, mas meu robô vai lembrar — de «um faroeste» de governança e do cumprimento de normas tanto sobre propaganda enganosa quanto a privacidade de internautas e contribuintes.

Terminando o Interminável

Se eu estivesse procurando organizar as observações e análises anotados nesse espaço, onde é que eu comecaria a terminar o trabalho de campo e começar este trabalho de laboratório?

O tema mais importante dessa temporada política está sendo a moblização da juventude por meio do entrismo praticado por propagandistas buscando dá um valor político aos gostos e entusiasmos e sonhos de consumo dessa categoria demográfica.

A campanha dos DEM foi óbvio nesse sentido, mas o que passamos por alto — apesar de incluir o Partido Verde entre os «sementes» da Grande Aranhação, o movimento parece ter contado com algum defensivo de Monsanto, produzindo poucos dados relativo a sua importância estratégica — foi a sinergia entre produtos de grife e a onda verde da Avenida Madison, sob a bandeira

a escolha de um produto é um ato político

O corolário sendo

A escolha de um governo é um ato de consumo

Pode até ser, se pensarem no cidadão como cliente de um governo que deveria investir seus impostos com eficiência em serviços públicos de qualidade.

Por isso, talvez eu comecaria a terminar esse começo com uma leitura mais abrangente de Trotsky, começando com a carta entitulada «A Alavanca de um Grupo Pequeno», aos bolsheviques ingleses, 1933,.

Trotsky pregava o fim do partido independente para entrar no maior partido sindicalista da época e lá trabalhar para sua radicalização de por dentro.

Se vocês se afiliassem ao ILP e trabalhassem lá pela transformação bolchevique do partido, seriam enxergados pelos operários como companheiros, operários que nem eles, em vez de adversários buscando rachar o partido de por dentro.

Tem partidos políticos passando por esse processo nessas eleições.

A captura do PSDB pelos radicais do DEM fica escancarada, mais será que os Verdes não estejam em posição parecida? O Movimento Marina e o Partido Verde não são a mesma pesso jurídica, aliás.

O apelo ao empreendedorismo social da juventude — as famosas palavras dos fundadores mocinhos  de Google: «Não sejamos malvados» — foi forte, eficaz e fortemente financiado.

Um apelo coadjuvante é a celebração do jovem empreendedor — «Steve Jobs começou na garagem dos seus pai!»  — como celebridade.

«Você também pode virar bilionário aos 25 anos» e «Brasil pode mais» se encaixam bem.

Quanto ao entrismo nesse cenário, uma nota hoje de Buzzflash serve para levantar a bola, pelo menos:

A Fundação Bill e Melinda Gates recentemente comprou 500 ações de Monsanto, e colabora com o Cargill. Porque será que um das filantropias mais prestigiosas do mundo trabalharia de mãos dadas com foras-da-lei empresariais?

Não estou aqui para servir de promotor de justiça para quem chama Monsanto de “criminoso” nem de vestir o boné do MST que nem Noam Chomsky.

Devo reconhecer, porém, a bem-pensada sinergia entre os dois «memes» de marketing: «Paz no Campo» e «Agronegócio, o latifúndio produtivo».

Eu não enxergo, automaticamente, maldade na empresa de agronegócio operando num país segundo suas leis, dentro do estado democrático de direito, empregando mão de obra local e contribuindo ao desenvolvimento social e econômico da sociedade.

Mas sem uma resolução negociada à questão fundiária, paz no campo não passa de um sonho de ópio de um diretor criativo da Avenida Madison. Estou percebendo isso sobre vocês e sua situação.

Quando ao Monsanto, registro uma denúncia, da mesma fonte:

“Monsanto já teve um efeito negativo na agricultura africana. Por exemplo, em 2009, na Àfrica do Sul, o milho transgênico da empresa não produziu grãos, e centenas de pequenos fazendeiros foram destruidos”

Segundo Mariam Mayet, especialista em direito ambiental e diretor do Africa Centre for Biosafety na Johanesburgo, alguns fazendeiros sofreram a falha de até 80% da safra.

Se bem que Monsanto compensou as grandes fazendas às quais vendeu o produto defeituoso diretamente, não deu nada as pequenas fazendas às quais doou as sementes.

“Também, a agressividade com que a Monanto trata sua propriedade intelectual faz com que monopoliz o controle sobre sementes de maneira que fazendeiros nem donos da sua própria safra são. Eles até processam — e quebram — fazendeiros por violações dos seus patentes.”

O microfinanciamento ganhou um prêmio Nobel, mais o que que é isso que estou ouvindo sobre microfinanceiros comportando-se com se fossem agiotas mafiosos de Bensonhurst, e microempresários escravizados por divídas, como num romance de Dickens?

Preocupante, se for verdade.

Verdade, ou mero zumbido?

Ou você já abandonou a diferença no meio desse «caos de notícia social»?

De uma rápida aranhação focando a onda verde:

710 planetasustentavel.abril.com.br
715 http://www.planetasustentavel.com.br
907 http://www.forumamazoniasustentavel.org.br
960 conversasustentavel.blogspot.com
963 meumundosustentavel.com
965 http://www.sustentabilidade.blog.br
970 construcao-sustentavel.blogspot.com
973 atitudesustentavel.uol.com.br
1044 http://www.mundosustentavel.com.br
1140 http://www.ideiasustentavel.com.br
1342 setrisustentabilidade.blogspot.com
1437 http://www.vidasustentavel.com
2124 sersustentavelcomestilo.blogspot.com
2224 sustentabilidadereal.conectt.com.br
2288 aldeiasustentavel.ning.com
2300 planetasustentavel.abril.ig.com.br
2695 http://www.embalagemsustentavel.com.br
2740 brasiliasustentavel.seduma.df.gov.br
2795 http://www.cidadessustentaveis.org.br
3194 sustentavel.org.br
3230 sendosustentavel.blogspot.com
3318 http://www.evolucaosustentavel.blogspot.com
3893 http://www.sustentabilidade.philips.com.br
4297 sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com
4310 autossustentavel.blogspot.com
4439 http://www.meumundosustentavel.blogspot.com
4449 cpsustentaveis.planejamento.gov.br
4676 http://www.revistasustentabilidade.com.br
6032 sustentanews.wordpress.com
6172 sustentavelmente.wordpress.com
6232 blogsustentavel.wordpress.com
6408 sustentamania.wordpress.com
6581 http://www.futurosustentavel.org
7545 http://www.sustentabilidade-empresarial.org
8500 viver-sustentavel.blogspot.com
8519 sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com
8539 http://www.sustentabilidade.org.br
8545 viversustentavel.wordpress.com
8587 lojavirtual.meumundosustentavel.com
8711 http://www.produtossustentaveis.com.br
8778 http://www.conversasustentavel.com.br
8783 sustentabilidade.bancoreal.com.br
9000 consumoesustentabilidade.blogspot.com
9001 embalagemsustentavel.wordpress.com
9436 planetasustentavel.abril.uol.com.br
9657 luxosustentavel.wordpress.com
10030 atitudesustentavel.com.br
10382 http://www.belezasustentavel.com.br
11047 geracaosustentavel.com.br
11402 sustentabilidadecom.blogspot.com
13013 reciclauc.sustentableuc.cl
14323 meumendosustentavel.com
15376 http://www.meumundosustentavel.com.br
18189 programacastroverdesustentavel.blogspot.com
18880 crissustentabilidade.blogspot.com
21387 http://www.atitudesustentavelonline.com.br
21911 cdsustentavel.blogspot.com
22269 sustentaculos.com.br
23836 cidadaosustentavel.com.br
25430 ecoturismoesustentabilidade.blogspot.com
25708 sustentabilizando.wordpress.com
25721 conversasustentavelteens.blogspot.com
27506 sustentavelmundonovo.blogspot.com
27507 http://www.agrisustentavel.com
30515 sementesustentavel.blogspot.com
32800 vidasustentavel.multiply.com
33059 aprendizagemsustentavel.blogspot.com
34932 http://www.sustentanet.com.br
35225 tuvy-sustentabilidade.blogspot.com
38400 mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br
38835 sociedadesustentavel.terra.com.br
47503 sustentabilidadepatagonia.blogspot.com
48586 sustentamoda.wordpress.com
49188 http://www.agendasustentavel.com.br
56139 sustentabilidadehomolog.conectt.com.br
56324 prazersustentavel.blogspot.com
59641 construcaosustentavel.blogspot.com
60757 sustentale.wordpress.com
61189 sustentabilidadenapratica.wordpress.com
61962 sersustentavel.wordpress.com
66982 http://www.comunidadeobrasustentavel.com.br
68775 http://www.sustentator.org
73743 culturasustentavel.blogspot.com
74181 http://www.revolucoes-sustentaveis.blogspot.com
75003 sustentabylidade.wordpress.com
75005 http://www.catalogosustentavel.com.br
76079 http://www.sustentabilidadecorporativa.com
76080 http://www.tnsustentavel.com.br
76093 http://www.exposustentat.com.br
79638 d-sustentavel.blogspot.com
79639 admsustentavel.blogspot.com
81123 sustentabilidadeanima.ning.com
92808 http://www.atitudessustentaveis.com.br
93587 http://www.lxsustentavel.com
133872 http://www.habitacaosustentavel.pcc.usp.br
133879 belezasustentavel.wordpress.com
133890 sustentart.blogspot.com
133923 http://www.varejosustentavel.com.br
133948 http://www.sustentabilidadeadistancia.com.br
133956 http://www.brasilsustentavel.org.br
139986 http://www.farmasustentavel.com.br
145802 sustentabilidade-negocios.blogspot.com
189760 http://www.oemagrecimentosustentavel.blogspot.com
193991 sustentator.com
203020 sustentabilidade.coisas.org

Anúncios