De Volta ao Futuro: O Caos Argentino

Padrão

Segundo o editor executivo dessa reincarnação da saudosa Gazeta Mercantilcurtidor do iTunes na página de Facebook e blogueiro de Madrilenhas — o caos generaliza-se nos arredores regionais do pleito brasileiro.

O cenário pode aparentar normalididade, mas de fato seria de crise:

… A soma desses fatores faz com que o PIB argentino deva alcançar uma taxa de crescimento pouco superior à brasileira, beirando os 8% em 2010.

Por essa leitura, a Argentina estaria entre os países que conseguiram se descolar da crise mundial e agora surfam na onda de bonança dos emergentes. Mas não é bem esse o quadro.

O clima de instabilidade política se acentua a cada dia e empurra o país para um perigoso jogo de falência institucional que ameaça derreter as conquistas econômicas.é

Mais um indício da «narrativa mestre» dessa temporada eleitoral. Veja também

Entretanto, no Corrreio Braziliense,

Trata-se do superbactéria KPC — assunto que junto com notícias de um surto de cólera no Haiti que matou 250 de pessoas, fortelece a impressão de insegurança generalizada.

A Anvisa afirma que o uso descontrolado dos medicamentos antibióticos é uma das causas da mutação que deu origem à KPC, bactéria transmitida em ambientes hospitalares, altamente resistente a antibióticos.

As coisas fogem do controle!

Com a ajuda de NASA, o novo governo de Chile consegue salvar a vida dos mineiros enquanto a China falha num caso paralelo. Cabe a pergunta: ambos não sofreram uma falha na segurança do mineiro?

Temos relatos de parentes residentes lá de uma campanha pesada de propaganda reaproveitando uma música da grande Merecedes Sosa para badalar esse fato heróico.

O dedo de Deus seria punindo os atéus e ajudando quem adira aos valores de família, tradição e propriedade.

A narrativa “crise de grandes narrativas” sendo uma das narrativas grandes mais divulgadas.