ISO 26000:2010 | «Perdido Na Tradução»

Padrão

Uma empresa contribuiu RM70,000 a um projeto de conservação ambiental, mas gastou duas vezes isso em publicidade. Quando o fato virou púbico, a campanha saiu pela culatra. Pessoas enxergavam o projeto como um golpe de publicidade e não gostavam do fato da empresa gastar dinheiro for finalidades sem relação com o bem geral. .

“Se eu quero apoiar uma causa, eu mando um cheque e ponto final. Eu não me gabo de ter feito a doação desde o palco de um estádio lotado de cem mil pessoas.” –Angus Young da AC-DC, sobre Bono da U2

Uma reportagem do Free Malaysia Today registra a chegada tardia da «corporate social responsibility» — RSE — no país.

Traduzo.

PETALING JAYA: Responsibilidade Social Empresarial (RSE). Podem ter lido a frase de vez em quando, principalmente quando utilizada por empresas doando um punhado de milhares a alguma causa boa..

Até o International Standards Organisation (ISO) estabelece um padrão para a RSE. ISO 26000:2010 foi projetado para ajudar organizações entender e executar a RSE.

“No essencial,” segundo um artigo bem-pesquisado da Wikipedia, “RSE é a inclusão propoistal do interesse público no processo decisório da empresa, e o cultivo de três valores simultâneamente: pessoas, planets, e lucro.”

Mas tem sido o lucro que convenceu muitas empresas a se juntarem a essa banda de música, junto com frases de efeito incoerentes e intepretações mambembes..

“No fundo, RSE não deve ser a premiação de empresas para serviço à comunidade enquanto perjudicam-na pela fabricação do seu principal produto,” disse Reevany Bustami, presidente do Grupo Multidisciplinário de Estudos sobre RSE e Filantropia da Universidade Sains Malaysia.

Um exemplo disso,disse o professor, foi a premiação do British American Tobacco (BAT) com o Malaysian Sustainability Reporting Award pela Association of Chartered Certified Accountants.

Fina ironia: o prêmio comemorou as pesquisas.sobre cáncer do BAT.

Bustami já trabalhou de consultor na área de RSE em vários paises, entre eles Malaysia, Suécia, Vietnã, Indonésia, os EUA, e China.

Dize que  RSE é tão antigo quão a corporação moderna, mas que ganhou institucionlidade mundial apenas nas últimas duas décadas..

Malaysia, sem embargo, é um novato na RSE. “Aqui, RSE começou faz cinco, dez anos,” disse. “Só nos últimos cinco começou a ganhar espaço.”

Na Ocidente, RSE tende a ter um sabor ambientalista, enaquanto na Malaysia enfoca desenvolvimento de comunidades.

Ainda assim, disse, empresas do pais tem uma noção limitada da RSE, tendendo a praticá-la como apenas outra forma de relações públicas..

Citando um caso do Vale do Klang, contou como uma empresa contribuiu RM70,000 a um projeto de conservação ambiental, mas gastou duas vezes isso em publicidade.

Quando o fato vriou púbico, saiu pela culatra. Pessoas enxergavam o projeto como um golpe de publicidade e não gostavam do fato da empresa gastar dinheiro para finalidades que não beneficiava a comunidade..

Anúncios