WHOIS GenteQueMente.org.br? | Reloaded

Padrão

Estou devendo explicações sobre a nota

Virou um campeão de audiência ultimamente, apesar de ser uma nota meio bagunçada. Eu simplesmente anotei o uso de dados de WHOIS — a rede de bancos de dados de nomes de domínios — por fins jornalísticos, e relato alguns resultados tentando confirmar e aumentar algumas afirmações. Nem chego a tanto na nota, que fica inconclusa.

Sobre a nota, eu recebi uma queixa bastante justa de um profissional mencionado na nota sem ter muito a ver com o tema específico da nota — além de trabalhar no desenvolvimento de sítios, como a metade da população do capital, parece.

Eu tinha postado, no meu próprio espaço, uma cópia do seu currículo, descoberto num domínio citado numa reportagem sobre o episódio — ou talvez não fosse aquele, houvesse um confusão de razões sociais de empresas — na nota.

O documento é do autor, junto com os direitos autorais, e portanto o tirei do blog e deixei de mencionar o nome do profissional — um internauta interessante por sua própria causa trabalhando em uma agência sofisticada e talentosa. Estou meio que fazendo um censo da indústria brasileira nesse blog.

Na verdade, jamais havia muito mistério sobre o projeto GQM, que até continua no ar, embora sem atualização desde os tempos do «brouhaha» — burucutú? –jurídico sobre seu contéudo, no mes de junho do ano que agora falece. Sobre si mesmo:

Esse blog foi criado pelo PSDB e é administrado por um grupo de colaboradores do partido. O nosso objetivo é combater o uso da mentira como arma política.

Você, que também não compactua com a mentira, denuncie! Participe, comente, e repasse o endereço do “Gente que Mente” para a sua lista de amigos. Não deixe a mentira prevalecer sobre a verdade.

Ganhou sua causa perante o TSE quando da responsabilidade pelo teor dos comentários de leitores.

Acho que eu fiz uma nota sobre isso, porque alegava à mesma vez que os comentários foram moderados.

O contato técnico é da agência Totem, de São Paulo. A razão social exato dado no WHOIS não consta na JUCESP que eu consigo saber. Uns restos de contéudo no servidor mostra pessoas ensaiando a montagem de blogs de WordPress e lojas virtuais — trabalho normal de marketing.

Na nota, eu estava tentando saber mais dessa agência, se eu pudesse.

O desafio jornalistíco é sempre, como dizem do grande jogo de beisebol, conhecer os jogadores. Sem isso, o jogo é chato. Pergunte a minha mulher, que já assistiu um jogo do Yankees comigo.

Mas parece que eu podia ter feito um erro aceitando acriticamente uma nota que apareceu na Convergência Digital — “Campanha presidencial na Internet será de baixo nível.”

Olhando bem, a nota parece simplesmente repercutir uma nota do blog de Brizola Jr., sem apuração independente.

Meu correspondente aponta uma eventual confusão de razões sociais e possível maldade. Eu não tenho como saber, mas acho mais provável uma falha técnica no uso de pesquisas WHOIS no artigo — falha ao qual eu não sou imune, seja dito, embora, lhes juro, sem maldade.

Nem ligo mais.

Se a Gente Que Mente não mentem desde junho, tudo está paz e amor agora.

A campanha GQM sempre tinha a coragem de assumir sua militância abertamente, e ilícitos não foram cometidos pelos responsáveis — só pelos irresponsáveis anônimos moderados — ?

A fofoca foi que depois o projeto foi desautorizada pela Soninha, mas é só fofoca.

Alguém um dia talvez escreverá a história dos bastidores desta eleição passada e hemos saber.

Do aspecto jurídico não tenho competência para falar.

A campanha podia ter sido de um nível ainda inferior, eu achei. 

A lição de casa, porém, pode ser que se quiser saber de empresas, tem que mergulhar na Junta Comercial — o quê continua sendo um saco.

No fim das contas, eu fico feliz que pelo menos um leitor foi atento o suficiente para apontar uma besteira minha, para eu corrigir.

Continue fazendo. Meu propósito nefasto é de provocar pessoas que sabem das coisas a compartlharem comigo o que sabem.

Agora, vou fazer essa nota “pegajosa” por um tempo para dar à correção o destaque cabível.