USA.GOV | “Usuários Rechaçam Novo Sistema”

Padrão

Este espaço virou chato. Chato para mim, chato para eventuais leitores.

Mas eu não resisto uma boa história de grandes maravilhas do novo mundo de TI caindo no chão — deixando atrás apenas um buraco fumegante.

Não há pessoas pulando de arranha-céus nem chamas nem funaça.Mas alguém está sentido como se estivessem, dentro a sua cabeça. E o propósito de melhorar serviços aos veteranos não é pífio. Tem sido uma desgraça nacional por anos, senão décadas.

Esse tipo de desastre silencioso me atrai muito. Se eu pudesse — e tenho tentado — eu ganhava a vida contando histórias dessas, sempre com destaque ao fator humano.

O Departament de Veteranos está supsendendo sem demora o desenvolivmento de uma iniciativa tecnológica na área de gestão de conhecimento e demitindo as empreiteiras, disse o chefe de informática, o CIO Roger Baker.

Em uma entrevista em fevereiro com essa FierceGovernmentIT, Bake disse o program SAM program, a únicq parte do FLIE — Financial and Logistics Integrated Enterprise project, ou seja, o Empreendimento Federativo Financeira e Logítica — a sair ileso no julho de 2010, quando o resto foi cancelado, tomará uma folga de três meses enquanto o VA revisar sua metodologia de desenvolvimento..

As empreiteiras General Dynamics e Mitre são termindados, por razões de conveniência disse, Baker. Alguns servidores públicos serão transferidos.

“A falha foi tanto das empreiteiras quanto do governo,” disse. Baker said.Generaly Dynamics receeu um contrato  «cost plus» contract — o custo do projeto mais um pagamento fixo antes de assinar — de  $20,3,milhões em abril  de 2009 para customizar e integrar o IBM Maximo, software de gestão de recursos, enquanto Mitre foi contratado para gestão do projeto. Até agora, a VA gastou $16 milhões com GD e  $10 milhões com Mitre, disse Baker.

A Administração de Veteranos também gastou $22.9 milhõss para apoio ao gestão do projetco com Booz Allen Hamilton. “Ainda não houve decisão de demitir Booz Allen,” disse a portvaz da TV, respondendo uma pergunta de jornalista..

A causa imediata do cancelamento foi a baixa taxa de aceitação durante um teste com usuários em fevereiro, antes que o sistem entrasse en ação no fim de março num hospital da  VA na cidade de Milsaukee..

Nos ultimos dez anos, General Dynamics recebeu $630 bilhões — com b, ou seja, milhares de milhões — do dinheiro do contribuinte, grande parte do qual nem podemos saber como foi gasto.

A Mitre recebeu a sexta parte disso, alguns 100 bilhões.

A notícia chega num momento quando o CGU de lá — o GAO — está contando ao Congresso com se desperdice bilhões em sistemas redundantes.

Na Defesa, uns 2.300 investmentos na infraestrutura funcional da agênica foram achados cheio de repetições e ineficiência, incluindo falta de implementação padrão; múltiplos sistemas fazedo a mesma tarefa; e casos onde os mesmo dados estão armazenado em vários lugares ou entrando à mão várias vezes em vários sistemas.

Entre as recomendações do GAO foi definir investimentos pela Defesa capazes serem implementados dentro da arquitetura federativa da emprea e mais institucionalidade a cada passo do processo decisório.