Como Encarregar Factóides Num Banco de Dados, Ainda Sendo o Mais Perfeito Idiota

Padrão

Gigya é uma agência digital de Nova York com uma clientela que inclui grandes marcas de software — Intuit fabrica sistemas que automatizam o processo de imposto de renda — e mídia, como NYSE:NEWS, dono da Fox, Reuters, e o grupo de mídia de Mort Zuckerman, que inclui o New York Daily News.

A agência é um contratado com carteira assinada do grupo WPP, que, eu deveria mostrar no diagrama, acaba de se casar com Omnicom. Entre os enteados do novo pai de família, então, é o Internet Advertising Bureau e o Internet Advertising Bureau Brasil, além do Millward Brown Brasil, sócio da IBOPE.

Estou pensando por muito tempo sobre como podia-se descargar em massa os dados dessas nossas experiências na ARS Magna — análise de redes sociais — num banco de dados relacional que podiia captar tais mudanças e inferir as mudanças que afeitam outras entidades.

Ultimamente, a busca me levou ao Semantic MediaWiki — uma extensão do plataforma de Wikipédia que permite o desenho e implementação de formulários pela captação de dados.

Ainda não chegao ao ponto de poder simplesmente subir grande volume de dados, embora o sistema ter essa capacidade, dizem.

Por fins de entrar dados manualmente, o usuário pode selecionar a função «criar classe», acima.

Então, ele pode, por exemplo, criar um formulário para captar todos os dados peculiares a uma agência do governo ou uma agência de propaganda, criando à mesma vez as propriedades dessa classe, a categoria maior no qual cabe — Organizações Formais, digamos, a OVNI sendo muitas vezes uma Organização Informal ou Quase-Informal — e uma página que automaticamente registra todos os exemplares.

Assim, estou passando o tempo mexendo com a criação de ontologias que podiam, por exemplo, fazer sentido do «keiretsu» da empresa Howcast.

Laços cruzados institucionais entre muito dos jogadores assegura a a coerência da estratégia perseguida pela «organização virtual», até se as estruturas são “juridicamente independente” como reza a definição técnica do VBE de uma OVNI — organização virtual não identificada.

Estou fazendo bastante bagunça — acima — com minhas tentativas de aperfeiçoar a técnica, mais espero que dentro de uma semana eu poderei produzir formulários para captar novos dados sobre capital de risco, propaganda, agências do governo, filantropias nacionais e multinacionais, a imprensa nativa, e outros assuntos de interesse.

Se terei o tempo de voltar e entrar os dados de casos passados só Deus sabe. Tenho um novo cliente que, depois de propor trabalho de meio-tempo, está falando de tempo integral. Quer saber da terceirização de serviços de TI no País, agora que a promessa da Índia de 10 anos atrás se comprovou bastante oca, né?

Anúncios