Observatório dos «Think Tank» | A Visita de Chalita e o Velho Espião

Padrão

Hoje na linguajem de James Joyce –erroneamente publicado em inglês,

Se tivesse de volta na minha querida ilha de Manhattã, eu dava um pulo no evento seguinte — e aqui traduzo:

A Americas Society e o Council of the Americas hospedarão uma conversa com os desafios do sistema educativo brasileiro com  Gabriel Chalita, deputado federal de  São Paulo. Aspirante à prefeitura do capital nas eleiçõe marcadas para outubro e antigo secretário de educação, Chalia falará do desenvolivimento e fraquezas do sistema. Nacionalmente, o sistema do estado de São Paulo, com seus com 11 mihões de habitantes, tem um lugar de destaque; como uma das cidades mais populosas e de maior crescimento no mundo, sua política de educação influencia a política nacional.

Está marcada para hoje anoite na Avenida Park — endereço muito chique.

O porque de mencionar o evento aqui no blog, porem, fo fruto das minhas últimas pesquisas sobre o papel da «organização virtual» no estímulo de relações «além de fronteira, da qual o Americas Society é um ótimo exemplo — muito mas muito bem ligada apesar de muito mais muito discreto.

AS-COA pela primeira vez em uma aranhação meu sobre o complexo de entidades virtuais com os Institutos Democrata e Republicano patrocinado indiretamente pelo governo federal.

Um nome chama a atenção imediata enquanto le-se a página de boa governança da AS-COA, o do John Negroponte, diplomata veterano e, durante o governo Bush Filho, o primeiro chefe nacional de informações.

É o irmão mais velho de Nicolas Negroponte da MIT, conhecidos por vários projetos de educação relacionados com TIC. O OLPC e a Enciclomédia foram notáveis fracassos.

O Vice de John na AS-COA, entretanto, é um ex-associado do gabinete Kissinger & Associados que cuidava da politica estrangeiro face à Vietnã nos anos 1970s.

Consultores internacionais da associação são

  • Agustín E. Edwards, Chile
  • Malú Edwards, Chile
  • Israel Klabin, Brazil
  • Fernando Léniz, Chile
  • Eugenio A. Mendoza, Venezuela
  • Luisa E. M. de Pulido, Venezuela
  • Pablo Pulido, Venezuela
  • Milú Villela, Brazil
Conselheiros do COA incluem
  • Mario Cezar de Andrade, Brazil
  • Ricardo Marino, Brazil
  • Marcos Augusto de Moraes

A sociedade foi fundada pelo presidente global da Citibank, William R. Rhodes, que

no começo de  1999, ao pedido do Brasil, atuava como coordenador global pela manutenção de linhas comerciais e interbancárias ao Brasil por bancos comerciais estrangeiros.

Existem laços múltipos com o escritório de McLarty, ex- o que valeu para a Casa Civil do Presidente Clinton.

O perfil dessa organização lembra muito de vários que pipocavam dentro da América Latina nas últimas décadas, e não foi por ocaso. Deixe-me tirar uma folga e depois eu explico.

As empresas da indústria de TV a cabo são bem-representadas, por exemplo …

A General Electric marca presença discreta mas eficiente, assim como se ve em conexão com a Fundação Knight em outras áreas.

As relações com veículos de mídia, tanto diretas como indiretas,  parecem sistemáticas:

Um objetivo meu é começar a explicar melhor como este tipo de análise contribui para o entendimento de organizações virtuais em uma dos seis encarnações que apresentam.

Acima, influência de um ator dentro de uma rede que ultrapasa os limites, digamos, de .com, .org e .gov.

Acima, a «OV» segundo très componentes: operações, coordenação, e planejamento, apresentados do contexto «egocentrico»  do usuário ou cliente.  …

Já vi vários sócios do gabinete de Greenberg Traurig nos «boards» que acompanho … vamos ver …