O Cibertucanato | Elementos Estratégicos

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Sem entrar em questões de qualidade ou eficiência, eu acho justo dizer que entre os atores políticos principais do Brasil, o antigo conjunto PSDB-DEM continua sendo o freguês mais entusiasmado e avançado de campanhas online da última geração.

Dentro da teoria da «Organização Virtual», o papel de fornecedor de ferramentas padronizadas é uma peça-chave no desenvolvimento de canais de comunicação capazes de «irem virtuais», o seja, de aproveitar um efeito multiplicador avaliando-se de um sem-número de canais.

Um caso norteamericano notável ée a Fundação Atlas, lobista da Rua K e aliado com seu Instituto Millennium, que divulga uma caixa de ferramentas pela montagem de parcerias ideologicamente coerentes com a sua perspective libertária.

Nesse caso, vamos deixar ao lado o estranho fato do convite só aparecer na véspera da votação — é um fato estranho da cultura política sua a falta, muitas vezes, desse processo …

Igualmente curioso, achei, foi o sumiço da campanha Mobilize estabelecido durante a última eleição nacional. O site não se acha mais. Parece um desperdício da boa vontade que uma campanha interativa deve inspirar no usuário, algo não aproveitado em ações meramente pontuais. 

Mas vamos ficar com assuntos técnicos. Foi por isso que captou minha atenção hoje o e-mail recebido da PSDB-SP sobre a prévia a ser realizada amanhã — acima.

O que me interessa aqui é a tentativa de deduzir, de dados recolhidos de uma «aranhação» das interentidades partidárias, a estratégia informática das cibercandiaturas.

Primeiro, reunamos dados básicos sobre o site Sua Metróple — «uma plataforma do PSDB».

Depois, olhemos o Extranet Tucana | PSDB-SP.

Nenhum desses URLs recebem grande repercussão por outros canais de conteúdo — julgando, por exemplo, pelo resultando de uma pesquisa Blogsearch@Google. Têm, devo dizer, uma tendência de quebrar meu navegador — Firefox — quando tento encarregar a página.

Parece que a divulgação da prévia se repecutiu nas páginas virtuais da Última Instância.

A divulgação reflete o uso de várias plataformas técnologicas, que eu gostaria poder sortear segundo sua função dentro da «organização virtual» … diferentes consultores de mídia favorecem diversas ferramentas, às vezes ao ponto de poder falar-se de uma assinatura técnica e estética …

[… continua logo …]

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Entretanto, ificuldades com a NaviCrawler — comilona de recursos — forçam uma mudança para o comando

wget -rH www.tucano.org.br

A preferência para blogs indivíduos assinados pelos candidatos continua em força — uma estratégia que marcava o marketing político dos DEM na ultima eleição, eu achava.

Laços institucionais aos «institutos de pesquias» — a gente fala de «think tanks» — não partidários aparecem também.

Outra linha de organização destaca regiões e cidades menores …

O site do Instituto Sérgio Motta não apresenta hiperlaços vivos aos parceiros — uma aranhação falha, faltando de assunto, nesses casos — que são os seguintes:

Não são legíveis alguns dos parceiros e patrocínios do Festival Conexões 2010, que são os seguintes:

Patrocínio do Prêmio Sérgio Motta:

É presidida pela Wilma Kiyoko Vieira da Motta — candidata a deputada estadual do PSDB em 2006 — e o «conhecidíssimo» Antônio de Pádua Prado Junior, diretor de marketing e autor de artigos publicados na Exame PME, PEGN, Revista Venda Mais, Mundo do Marketing, Revista Empresário e Empreendedor, ABEMD, e Sebrae …

Será que esteja envolvido com o planejamento e realização da campanha? Tenho uma curiosidade sobre essas coisas. Um bom publicitário aparece pouco, focando a atenção no cliente …

O site Observatório da Política, que aparece na ecologia virtual dos tucanos, é na verdade um projeto do Instituto FHC …

Papeis Funcionais da Organização Virtual

Me referi en passant do modelo ECOLEAD de «organizações virtuais» dentro do conceito geral de «organizações colaborativas em rede» — um modelo que seria útil traduzir, embora tenho preguiça de fazé-lo.

[ … explique …]

Deixa-me explicar brevemente no meu pobre português …

  1. Corretagem
  2. Coordenação
  3. Planejamento
  4. Criação de Organizações Virtuais (VBE)
  5. Fornecedor da Ferramentas
  6. Engajamento da «Entidade Pública»

Praticamente falando, a tarega é tentar categorizar as vizinhas do site politico segundo essas diversas funções …

Resultados do WGET

Em fim, obtivemos os seguintes resultados de nossa exploração da vizinhança …

Acima, o conteúdo que eu chamo de «samizdat», pelo aspecto quasi-amador e pessoal do uso de blogs pessoais.

Acima, os PONTO-ORGs relacionados com nosso alvo, TUCANO.ORG.BR.

Acima, a mídia corporativa.

E agora, o que comecei querendo saber: as agências de marketing relacionadas.

 

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