EuTube | Caixa Dois au Gogo

Padrão

Acabo de postar no YouTube um filminho satírico produzido pelo Centro para Mídia e Democracia, autor do projeto SourceWatch. As legendas são minha, e portanto a culpa de massacrar a língua portuguesa também

O pior delito de todos foi a traduçao do «Big Secret Bucks» — «muito dinheiro doado em segredo» — por «Caixa Dois au GoGo». Sempre gostava da frase «au GoGo». Eu passava tantas noites legais no bom e velho Whiskey Au Gogo na Los Angeles da minha juventude.

Algumas referências no vídeo vão precisar de explicações.

No caso de Citizens United x FCC, por exemplo, o Supremo Tribunal decidiu que dinheiro é uma forma de expressão e que portanto limites sobre doações políticas são anticonstitucionais. Quase quedeu às pessoas jurídicas os mesmos direitos de que pessoas físicas.

Agora: eu deveria ter traduzido:

Escolhe um pólitico, ou vários, que pensam que nem você pensa … ou que pensarão assim após receber seu dinheiro.

Os «clientes satisfeitos» citados são (1) Karl Rove, gênio do mal do governo Bush II, e (2) os Irmãos Koch, donos bilionários de mídia em Chicago e doadores de somas muito-milionárias à causas direitistas.

O Sheldon Adelson, entretanto, é um tipo de Carlinhos Cachoeira nosso — dono do casino Los Vegas Sands,  ele planeja um resorte com jogo para Madrí e busca internacionalizar sua franquia. Com isso, ele pratica lobby em vários paises. Quem sabe ele não pegar jatinho para Santos Dumont dia desses?.

Adelson financia um grupo chamado Freedom’s Watch que pretende contrabalançar a enorme influência de George Soros.

Na última eleição, de 2012, um efeito do Citizens United foi que um punhado de doadores contribuiam quase todo o dinheiro arrecadado, em alguns casos — Adelson, no caso do presidenciável Newt Gingrich, doeu $15 milhões, que bastava para montar uma campanha midiática bastante «alta tecnologia».

Gringolândia: é isso aí.