A Fotoclonagem Fajuta do Doente Hugo Chávez

Padrão

24jan2013---o-jornal-espanhol-el-pais-divulgou-nesta-madrugada-em-sua-versao-impressa-e-online-uma-imagem-do-presidente-venezuelano-hugo-chavez-entubado-a-foto-tirada-ha-alguns-dias-segundo-o-1358999618017_615x300 (1)

Inacreditável: Um dos jornais globais mais respeitáveis do mundo, o El País se acha obrigado a tirar uma impressão inteira — algo que custa caríssimo — por causa de uma foto fajuta estampada na primeira página.

Luiz Egypto já escreveu a história dessa «barriga» no OI, destacando o papel de um «leitor vigilante» que desmascarou o foto — na verdade, uma lição para estudantes de medicina sobre cirurgia.

A primeira versão que eu encontrei: UOL Notícias.

O jornal espanhol “El País” publicou na madrugada desta quinta-feira (24) uma imagem falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante o tratamento contra o câncer. O fato obrigou uma das mais respeitadas publicações do mundo a recolher das bancas a sua versão impressa de hoje, que trazia na primeira página a suposta foto de Chávez.

A imagem, de baixa qualidade, mostra um homem com tubos em sua boca. A foto chegou a aparecer com destaque na página principal da versão online do “El País” (foto), na madrugada desta quinta-feira, mas foi retirada do ar cerca de meia-hora depois.

Inicialmente, o jornal informou que a imagem havia sido registrada “há poucos dias” e que “não pôde verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar”.

Horas depois, o periódico publicou nota, se retratando do erro. “O El País retirou de sua página na internet a foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias havia fornecido ao jornal, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, presidente da Venezuela”, informa o comunicado. “O jornal abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do ocorrido e os erros que tenham sido cometidos na verificação da fotografia”, disse o jornal em comunicado.

Ainda de acordo com o “El País”, “ao constatar que a imagem não era de Chávez, o jornal paralisou a distribuição de sua edição impressa e enviou uma nova aos pontos de venda”. O jornal esclareceu ainda que “o incidente pode ocasionar que a edição desta quinta-feira não esteja disponível em algumas bancas, tanto na Espanha como fora do país”.

O ministro das Comunicações da Venezuela,Ernesto Villegas, criticou o diário. Em sua conta no Twitter, ele classificou como “grotesca e falsa” a foto publicada na primeira página do jornal.

Veracidade da imagem em xeque

Minutos após a publicação da imagem pelo UOL, um internauta denunciou que a imagem era falsa. “Este não é Chávez. Procurem no YouTube pelo vídeo ‘Intubacion de Acromegalia AMVAD’ e vocês vão ver o vídeo de onde tiraram esta foto”, afirmou.

A reportagem do UOL assistiu ao vídeo em questão e constatou semelhanças entre as imagens sem poder, no entanto, atestar a veracidade da foto. O “El País” não cita o vídeo em seu comunicado.

Luiz Egypto já escreveu a história dessa «barriga» no OI.

O pior estava por vir. Afora o constrangimento suscitado por um erro dessa magnitude, a impressão da edição em papel do jornal precisou ser interrompida – com sérios prejuízos à logística de distribuição – para que a “barriga” fosse eliminada de suas páginas. A malfadada foto estava estampada na primeira página, em quatro colunas (a página padrão do El País é de cinco colunas), com uma chamada de quatro linhas, no alto, à direita: “O segredo da doença de Chávez” (El secreto de la enfermedad de Chávez).

Foi, certamente, uma madrugada terrível para os editores do jornal. No entanto, além dos prejuízos éticos e financeiros, depois do cristal trincado será sempre muito difícil recompô-lo.

Guardian e Huffington também deu destaque ao episódio. O Guardian mostra uma leitora perscrutando à capa.

El Pais

Se consguiu uma cópia, não abre mão. Va ser histórico, como a manchete que anunciou a vitória de Dewey nas eleições Dewey-Truman.

Deweytruman12

Fonte: Wikipedia