O Outro Lado | Pautando a Mídia, 1973

Padrão

PhotoOP_20060818

Em algum lugar nesse disco rígido tenho uma foto do jornalista Larry Rohter do New York Times, com sorriso forçado ao parado ao lado de um daqueles adidos culturais postos em Paraguay — vocês sabem  e cada vez que a vejo me pergunto, ué, cadê a vergonha na cara? Trata-se de uma relação incestuosa de longa data.

Source: Wikileaks

Data: March 9, 1973

R 091502 Z MAR 73

FM AMEMBASSY BRASILIA

TO  SECSTATE WASHDC 6703

INFO  AMCONSUL RECIFE

AMCONSUL RIO DE JANEIRO

AMCONSUL SAO PAULO

AMEMBASSY MEXICO CITY

AMCONSUL BELEM

AMCONSUL SALVADOR

AMCONSUL PORTO ALEGRE

A. O consul-geral relata que o correspondente de CBS George Nathanson está em São Paulo filmando uma matéria sobre a censura da imprensa brasileira. O estopim da matéria foi uma matéria sobre o assunto divulgado 21 fevereiro pelo NY Times. Nathanson estava filmando na sede do jornal O Estado de S. Paulo, que cooperava bastante, e disse que suas imagens estavam saindo bem. Ele pode ser contatando outros jornais também.

Durante um almoço com o jornalista na semana passada, PAO — gabinete de assuntos públicos — sugeriu que Nathanson busque ouvir todos os lados da história. Além de conversar apenas com fontes fortemente contrárias à censura e afetadas pela censura oficial, PAO sugeriu que seria útil conversar com figuras como Col. Octavio Costa e outras autoridades, assim como representantes da mídia como Roberto Marinho d’O Globo e Nascimento Brito do Jornal do Brasil, que enxerguem o assunto de um ângulo diferente do que a família Mesquita.

Nathanson se mostrou interessado em dar à sua matéria um tratamento mais equilibrado.

rohtertheboater

Continua a circular o livro mais recent do expert, embora sei lá como são os resultados.

6a00e008ca9cc68834010536aeea74970c-500wi